Wednesday, March 12, 2014

Alguns Botequins de Madureira


Como o sentimento não pode parar, cumpre assistir a um jogo do Vasco numa tarde quente de quinta-feira em Conselheiro Galvão, de preferência indo e voltando de trem. Pretexto, claro, mais que óbvio para conhecer os botequins da região. 

Dei aula alguns anos em Madureira, pertinho da quadra da Império Serrano. Na época não fazia essa pesquisa assim de maneira sistemática, o que é pena se lembrarmos que é sempre uma corrida contra o tempo. Madureira é grande, enorme, muito mais para Méier que para Quintino ou Água Santa. Seu famoso mercado como que extingue esperanças de botequins antigos?

Procurando se acha. E olha que fiquei só de um lado da linha do trem, tentando não perder de vista o glorioso estádio do centenário tricolor suburbano.

A Lanchonete Açoriana vale já pelo nome. E tem profundo espelho, em que os boêmios caídos do trem se procuram.

O Galeto Rio Ave tem lá seus 40 anos. E azulejos.

O Bar e Caldo de Cana Mostero (assim se escreve) tem dois paineis de Celino. Como lembram o painel da Pastelaria Chic's (ver aqui). Todos gentis, chegam a tirar máquinas da frente (sem que eu houvesse pedido) para melhor fotografia. É o que dá caldo de cana no almoço e no jantar.

O Bar Ferreira podia ser em Quintino. É Madureira off-mercadão, todo ele mercearia.

O Bar e Mercearia Cantinho da Borborema, em casa nonagenária, tem piso de azulejo hidráulico e sinuca. É de todos os times ou quase. O dono é vascaíno dos bons.

Lanchonete Açoriana

idem

Galeto Rio Ave

Bar e Caldo de Cana Mostero

idem

bar Ferreira

idem

Bar e Mercearia Cantinho da Borborema

No comments: