Thursday, February 28, 2013

Vai uma abóbora na sua cerveja?



Nova Friburgo poderá ser o símbolo deste boom cervejeiro que o Brasil vive hoje, tendo não apenas a sua cerveja própria, artesanal, mas a bagatela de quatro: a Bräun & Bräun (produzida pela Mistura Clássica), em Mury, a Barão Bier, na sede do município, a Ranz, em Lumiar, e a Rock Valley, em algum lugar do vale e serras.

Quando estive em Mury, tive a oportunidade de tomar várias Pumpkin Ales, da Rock Valley. Eu já a provara por aqui, mas tomá-la in loco, no clima, com um pastel ou croquete de truta fica ligeiramente mais interessante.

O nome Rock Valley faz referência a um dos sócios da cervejaria, o Daniel do Valle Rocha (a-há!). Faz referência também ao roquenrol, já que Daniel e Valney Oliveira, o outro sócio, acreditam que o rock ajuda na fermentação e maturação da cerveja. Se são doidos, estão em boa companhia :: Teo Musso, o mago do Piemonte, também toca música para seus levedos, conforme escrevi aqui.

Foi a primeira cerveja com abóbora que tomei :: provei e aprovei. O estilo, no entanto, não é invenção tupiniquim. A edição mais recente da The Beer Connoisseur traz resenhas de diversas pumpkin ales, como a Elysian Brewing (de Washington), a Cigar City Brewing (Florida), a Schlafly Beer (Missouri), a Pumking (de New York), dentre outras.





PS: Na sempre simpática e surpreendente Al-Fárabi encontro dias depois uma caixa de "Post Road", uma pumpkin ale, em que se lê:

"In the 18th Century colonial Americans brewed wonderful and interesting ales by using local ingredients. Barley was the principal ingredient but pumpkins were also used. Pumpkins were favored by brewers for their rich spicy flavors, which melded perfectly with the malted barley. Post Road brings you a delicious rendition of this traditional American classic."

A coisa lá é antiga, então!







4 comments:

Pedro Barboza said...

Só lembrando que o Rock Valley remete também a cidade de Nova Friburgo. Vale e a rocha, que é símbolo da cerveja e da cidade!

Daniel Rocha said...

Olá amigo, muito obrigado por ter degustado e relatado a sua experiência em seu blog. Ficamos muito gratos com o seu relato. Gostaria de te convidar a conhecer a nossa cervejaria assim que vier a Nova Friburgo.

Grande abraço,

Daniel Rocha

A VIDA NUMA GOA said...

Sim, Pedro, tanto que incluí a Rock no post. Só não sei exatamente de que parte de Friburgo ela é....

A VIDA NUMA GOA said...

Ora, Daniel, um prazer ter você por aqui. Sim, gostaria imenso de visitar a cervejaria. Me procure no face :: Evandro von Sydow Domingues.

Abraço.