Sunday, February 03, 2013

Leonard Cohen, singer-songwriter




Desça ao ponto de ônibus mais próximo (municipal ou intermunicipal) e pergunte à galera quem tocou no lendário Festival da Ilha de Wight de 1970, documentado em Message to Love.

Todos lembrarão do Jimi Hendrix e do The Who, muitos citarão Doors e Emerson, Lake & Palmer. Uns gatos pingados irão se emocionar ao evocar o Taste, o Ten Years After, o Jethro Tull. Creio que uns cinco responderão Fairfield Parlour e Pentangle. Apenas um rapaz, professor e poeta, não deixará o Family de fora.

Ninguém se lembrará do Leonard Cohen.

Um dos mínimos que se pode esperar de quem organiza um festival é a divisão das bandas pelos dias e a ordem da apresentação destas. Naqueles tempos, não se poderia JAMAIS permitir que qualquer mortal tocasse depois do The Who ou Jimi Hendrix. Não digo que fossem os melhores, mas as apresentações eram de tal modo incendiárias (outras o eram, sei, sei) que subir ao palco depois poderia causar traumas irreversíveis. The Who e Jimi só poderiam mesmo fechar, tanto que Jimi fechara Woodstock um ano antes.

Pois é. Mas na Ilha de Wight os malucos escalaram um tal de Leonard Cohen para tocar depois do Jimi Hendrix. E para uma plateia de 600.000 doidos. Naquele estado pós-hendrixiano.

E o poeta e singer-songwriter Leonard subiu ao palco. Havia algo a ser feito e ele fez.

Dizem que Joan Baez e Kris Kristofferson (o autor da maravilhosa "Me and Bob McGee", 'da' Janis, que fora impiedosamente vaiado quatro noites antes) a tudo assistirarm, quietinhos no palco, estupefatos ao ver Orfeu acalmando as feras.

Naturalmente que ele não tocou a maravilhosa canção que ora posto, que esta só viria no álbum New Skin for the Old Cerimony, de 1974.



LOVER LOVER LOVER

I asked my father,

I said, "Father change my name."
The one I'm using now it's covered up
with fear and filth and cowardice and shame.
Yes and lover, lover, lover, lover, lover, lover, lover come back to me,
yes and lover, lover, lover, lover, lover, lover, lover come back to me.

He said, "I locked you in this body,
I meant it as a kind of trial.
You can use it for a weapon,
or to make some woman smile."
Yes and lover, lover, lover, lover, lover, lover, lover come back to me
yes and lover, lover, lover, lover, lover, lover, lover come back to me.

"Then let me start again," I cried,
"please let me start again,
I want a face that's fair this time,
I want a spirit that is calm."
Yes and lover, lover, lover, lover, lover, lover, lover come back to me
yes and lover, lover, lover, lover, lover, lover, lover come back to me.

"I never never turned aside," he said,
"I never walked away.
It was you who built the temple,
it was you who covered up my face."
Yes and lover, lover, lover, lover, lover, lover, lover come back to me
yes and lover, lover, lover, lover, lover, lover, lover come back to me.
And may the spirit of this song,
may it rise up pure and free.
May it be a shield for you,
a shield against the enemy.

Yes and lover, lover, lover, lover, lover, lover, lover come back to me
yes and lover, lover, lover, lover, lover, lover, lover come back to me.
Yes and lover, lover, lover, lover, lover, lover, lover come back to me
yes and lover, lover, lover, lover, lover, lover, lover come back to me.



1 comment:

Raul Agostino said...
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