Wednesday, November 16, 2011

AZULEJOS DE BOTEQUIM

Minha magnum opus sobre azulejos em botequins contará com cerca de dez volumes, sendo que o lançamento do primeiro está previsto para agosto de 2017. De modo a evitar tumultos, como aqueles a que recentemente assistimos no show dos Beatles no Shea Stadium, a distribuição de senhas começará em breve. Atentos, pois!

Entretanto, para saciar a voracidade dos insaciáveis, ora publico alguns teasers do que andei encontrando por aí.

Embora não desgoste de todo de azulejos modernos (haverá mesmo espaço para eles no apêndice do oitavo volume), meu negócio mesmo é azulejo velho, de preferência naquelas inefáveis combinações bicromáticas. São azulejos que, após a montagem, ficam como um tabuleiro de xadrez. A este recurso dá-se o nome de enxaquetamento.

Como era de se esperar, a combinação azul / branco é a mais comum, seguida de perto pelos maravilhosos azul / amarelo. Mas eis que encontramos também azul / azul piscina, azul / rosa, azul piscina / branco, preto / rosa, amarelo / roxo, branco / verde escuro e amarelo / preto.

Ora publicamos somente uma foto de cada (duas da mais comum), a título de exemplo. Se você conhece algum boteco com azulejos assim enxaquetados, deixe a dica nos comentários, por favor.

Santa Mônica -Praça Mauá


Confraria do Bode Cheiroso - Tijuca


Roças do Minho - Grajaú


Fica Bem - Benfica


Jôdecama - São Cristóvão


Almeria - Praça da Bandeira


Tosão de Ouro - Vila Isabel


Balcão Tombado - Caju


105 Pontes - Maracanã


Enchendo Linguiça - Grajaú

5 comments:

Anonymous said...

Sugestão--> Largo Dois de Julho. Salvador-Bahia. =]

A VIDA NUMA GOA said...

Sugestão acatada.
Quem é esse anônimo?

Anonymous said...

E o Bar Escorrega, na Muda, que vc renegou? rs rs

Raul

A VIDA NUMA GOA said...

Raul querido,

não reneguei o Escorrega, muito pelo contrário, estou doido para ir lá, de preferência contigo.

Se não o mencionei aqui é porque eu já tinha exemplares daquela cor de azulejos.

Mas quando eu fizer posts "monográficos" sobre os azulejos, isto é, um para cada combinação, irei incluir o boteco da Muda.

Escorreguemos, pois!

fabio said...

Olá, gostei do seu Blog, achei interessante seu gosto por azulejos antigos (também gosto muito)... Pois bem, estou reformando um bar que pertence a minha família a 50 anos, esse bar recebeu inúmeras reformas e foi descaracterizado do "original",na ultima reforma foi colocado revestimentos 30 x 20 ate o teto, na época me pareceu "legal"... só que minha paixão pelo antigo me fez resolver reforma-lo e tentar chegar próximo do que era na época de meu avô, com isso consegui azulejos Azul e Branco 15 x 15 e colocarei a meia parede, as mesas serão com pé de ferro fundido e tampo em mármore, tentando ficar parecido com o que era! caso você tenha intersere em ver o resultado final, me envia uma msg via face que te mando as fotos!