Saturday, May 01, 2010

Três Pavões, Três Marias


Nesta manhã ouvi as "Peacock Variations", do Zoltán Kodály (1882-1967), em CD que aportou fresquinho ontem aqui em casa.

Engraçado como, grande fã de Bartók, eu nunca, nunquinha, tinha ouvido nada do seu conterrâneo, de quem Bartók foi amigo e companheiro nas expedições musicais para coletar músicas tradicionais húngaras. Não será difícil explicar a ausência de Kodály em meu toca-CDs. Enquanto Bartók foi um compositor eminentemente moderno, bárbaro e marioandradiano, Kodály permaneceu didático e conservador durante toda a sua longa vida. Embora eu tenha acabado de travar contato com a música do sujeito, não sendo justo, portanto, fazer generalizações, creio que não se encontrará em Kodály aquela verve presente no Quarteto # 3 de Bartók muito menos a fúria dos concertos para piano (em Bartók utilizado realmente como instrumento de percussão).

O que se encontra em Kodály, então? Ora, para além do mundo maravilhoso da música tradicional, melodia, muita melodia.

Ouvir as "Peacock Variations" me fez, er, pensar um pouco em pavões, o que me trouxe à mente a escritora norte-americana Flannery O' Connor. Flannery escreveu alguns dos melhores contos da literatura americana do século XX. É preciso ter estômago para ler, por exemplo, "Good Country People". Mas as recompensas são copiosas.

Ah, e enquanto não maquinava seus textos (ou talvez, sim, enquanto os maquinava), Flannery criava pavões, Hobby (?) que lhe rendeu duas crônicas maravihosas.

E palavra-puxa-palavra, pavão-puxa-pavão, lembrei-me do Vale do Pavão, em Visconde de Mauá, onde já estive algumas vezes (criança com 17 anos e burro velho com quase 40) e onde um dia pretendo voltar para fabricar minha cerveja artesanal com a água pura do Rio Preto. Já tenho até slogan: "Cerveja Pavão, a cerveja do povão" (Mentira!)

Cerveja esta dedicada ao melodioso Kodály (aliás, as duas únicas palavras que sei em húngaro são cerveja e obrigado, precisa mais?), à inquieta Flannery e às Três Marias. Que estão no céu.

No comments: