Thursday, February 04, 2010

Come só o que quiser


Ontem, ao falar com o pai ao telefone, fofocamos da aflição que todas as mães sem exceção sentem quando o assunto é alimentação dos filhos. Lá em casa não foi diferente (todas as mães sem exceção): a mãe queria sempre que a gente comesse tudo e tomasse sempre aquele maldito leite com Nescau. Quando ela e meu pai se separaram, meu pai cumpria o ritual de ver os filhos nos finais de semana, para os quais ela já deixava o Nescau pronto! Era horrível, um purgante, ainda bem que o pai, só pra sacanear, estimulava que jogássemos o leite na privada, o que fazíamos com grande satisfação escarninha.

Claro que amávamos nossa mãe, mas Nescau pronto de um dia para o outro não dá! Alías, meu pai era dono desta frase mágica, a contrariar toda a vã filosofia de minha mãe, avó e posteriormente de minha irmã. Ele dizia em sua calma peculiar: "Come só o que quiser...". Por vezes, este homem, de ordinário econômico nas palavras, emitia esta outra ligeiramente mais longa: "Come só o que tiver vontade...". Pronto. Eram essas frases a declaração de independência para nós, o abracadabra, o abre-te sésamo a abrir-nos janelas de alegria. Podíamos comer, provar de tudo, mas pararíamos onde e quando quiséssemos! ("Só o que quiser, só o que tiver vontade...")

Ontem coube a mim a tarefa de dar o almoço ao Dante. Como ele estava agitado, achei que não fosse comer nada, mal fosse tocar na tototó, mas... não faz mal, as palavras do pai ecoavam frescas em minha cabeça. A música do Olá, o melhor disco de música infantil de todos os tempos, toca sem parar. Eu fico cantando que nem um doido, meio que fingindo que não estou 100% concentrado no Dante. Se ele comer só um pouquinho ("O que quiser"), não faz mal, já tenho assunto pro blog ("O que tiver vontade").

Mas aí, só para contrariar, é o que se vê na foto. O patifinho raspou o prato. Ele quis muito, teve vontade de muito!

6 comments:

Giubi-Lee On-Line said...

Muito bem, Dante! Papou tudinho!

Meu priminho que mora na Alemanha está com 2 anos, passando uns tempos por aqui. Na hora de comer, que ele começa a querer fazer bagunça, eu canto uma música que ele não conhecia que diz que "ninguém tem a boca grande como tem Seu Jacaré". Ele adora, pede mais, e eu digo que só continuo cantando se ele abrir o bocão de jacaré. Ele abre e come com gosto, hahahahaha!

A VIDA NUMA GOA said...

Não conheço esta música! Quero!
Só conheço a do "Jacaré tá na lagoa / com preguiça de nadar...".

Giubi-Lee On-Line said...

Ensino quando nos encontrarmos!
=)
Beijinhos

Made of Glass said...

Manda o Dante parara de fazer essas carinhas, Evandro! É uma mais gostosa que a outra, desse jeito eu morro!

Haha grande beijo!

Anonymous said...

o dante é um sortudo!
meu avô dizia que ia me levar no lixão, para eu ver as crianças passando fome quando eu não queria comer aquela sopinha de feijão com macarrão que até hj me dá arrepios! rsrsrs

Ana said...

Isso é que é sabedoria de pai... Pras mães tem que dar um desconto, somos moldadas pela Natureza pra querer que nossos filhos comam e comam, mesmo quando o alimento já não vem de nós. ;)

Dante está lindo, quero conhecê-lo! Amanhã vou pra Bonito com Luciana e João que ainda não conhecem Milho Verde, Diamantina e o Serro. Um dia eu levo eles lá.

Beijos, amigo.