Sunday, October 11, 2020

A Pequena Rapsódia da Abelha



Le Orme é uma banda tão maravilhosa que antes que o movimento unplugged se popularizasse com a MTV (e com alguns ótimos resultados, como o do 10,000 Maniacs), eles já haviam se tornado acústicos. Por uma fase

Para indicar a mudança, passaram a assinar Orme, apenas

Foram somente dois discos, Florian, de 79, e este, Piccola Rapsodia Dell'ape, do ano seguinte.

Foi meu primeiro Le Orme (ou Orme), comprado em 1984, graças aos anúncios do jornal Balcão. Fui na casa do sujeito e ele me mostrou sua coleção de discos: apenas a Elvis Presley, algumas centenas

Gosto tanto deste disco que varei anos dizendo meu restaurante se chamaria 'Piccola Rapsodia dell' Ape', Piccola para os íntimos

Gosto tanto desta música que usei o verso 'dei fuochi accesi sulla collina' como epígrafe do meu livro de sonetos para a Pampi. Embora, ainda na fase do flerte (virtual), ela já tivesse declarado 'Pampi morena'. =)

Gosto em especial do som que se ouve, por 45 segundos, a partir de 1'13''. E depois novamente a partir de 2'33''. Como que gotas pingando. Nunca descobri como conseguiram essa sonoridade, que instrumento seria.

Meu amigo Rodrigo Russano acabou de esclarecer: "aro da caixa, batendo em angulações diferentes". Continua: "Existe outra possibilidade: batendo com os dedos na caixa de um violão ou outro instrumento acústico de cordas". E conclui: "mas  tudo é possível. De repente eles conseguem de outra maneira"

Enfim. Mistério que a vida me emprestou


No comments: