Saturday, January 11, 2020

Manga, Minas Gerais



Tenho este livrão Guia dos Bens Tombados de Minas Gerais há muitos anos, herdado do meu padrasto. Em 1987, levei-o em minha primeira viagem ao Alto Jequitinhonha, no fusquinha amarelo do Fred, ele (o livro, não o Fred, que já era amarelado) voltando amarelado da poeira das estradas, quase tanto quanto o fusca quase tanto quanto Milho Verde.

O frontispício apresenta grande mapa de Minas com as cidades onde há bens tombados. São tantas na região central -- as clássicas Ouro Preto, Mariana, São João D'El Rey, Tiradentes -- que há janela especial para que seja possível distingui-las.

E lá no norte, isolada de tudo, sertão dos sertões, Gerais, talvez mais Bahia que Minas, às margens do São Francisco: Manga.

Isso num mapa para quem os ama torna-se um imperativo: era preciso conhecer Manga.

Enfim

Está aqui (ou no ex-distrito Matias Cardoso, como queiram) a mais velha igreja da Mina Geral. 

Pilar e Conceição de Ouro Preto, Sé de Mariana, São Francisco de São João D'El Rey, Santo Antônio de Tiradentes, todas vetustas respeitáveis matronas lindas, pagai, como eu paguei, vosso tributo à Nossa Senhora da Conceição de Manga.











3 comments:

Hercules Quintanilha said...

Linda, gostei muito do texto e das fotos, ela foi restaurada ?

Evandro said...

Olá, Hercules, feliz que vc gostou. Sim, parece ter passado por restauração recente. Infelizmente não consegui entrar. Mas foi emocionante assim mesmo

Hercules Quintanilha said...

Obrigado, assim que vi a referência fui procurar e vi que há alguns anos estava bem mal conservada, fico feliz. Imagino, fiquei emocionado de tabela. Parabéns !