Wednesday, June 20, 2018

Lugares Distantes :: Andrew Solomon


Descobrir que Andrew Solomon tem livro novo -- com seus relatos de viagens -- é de fato um presente. E descoberta feita não numa tela de computador ou conversa, mas atopar com o lançamento na livraria. É de fato um presente.

Me inspira e constrange como Solomon produz tanto, um pouco como ouvir a Quinta de Schubert e lembrar que ele não tinha nem vinte anos. (E aquele Allegro.)

No sumário descobre-se que ele irá tratar da União Soviética, Rússia, China, África do Sul, Taiwan, Turquia, Zâmbia, Camboja, Mongólia, Afeganistão, Brasil (o capítulo se chama "Rio, cidade da esperança", devo pular para ele como fiz com o Longe da Árvore?), Gana e Romênia. Dentre outros.

Eu não tinha dúvida de que continuaria a viajar de qualquer forma, mas passei a me sentir duplamente justificado para explorar lugares cada vez mais distantes.

E pouco depois, ainda na introdução, narra vivência na Cidade da Guatemala, aonde fora pesquisar as gangues locais:

Achei-me no bairro pobre de La Limonada. Um senhor de idade com um rebanho de cabras aproximou-nos de nós. "Você com sede?", perguntou o delinquente juvenil que estava me mostrando as redondezas. Eu disse que sim, e o pastor ordenhou uma das cabras diretamente num grande copo de papel e entregou a mim. Nunca gostei tanto de uma bebida.

1 comment:

Susana Rodrigues said...

Vinha à procura de post novo e como não havia, li este outra vez.
E lembrei-me de o informar, Evandro, que já foram duas vezes ou três que saio deste blogue direta para a Quinta de Schubert. Também eu fico extasiada com o que ele escreveu, sempre tão novo (morreu aos 31). Houve um tempo, durante meses, em que lhe ouvia a Ave Maria todos os dias, várias vezes por dia. Não conseguia parar.