Saturday, April 07, 2018

Aquelas Bandas Maravilhosas e seus Empresários nem tanto



A relação de grupos de rock com seus empresários pode ser bastante tumultuosa, principalmente quando o assunto é dindim. Imagine uns cabeludos em seus 20 anos, interessados apenas em fazer música -- eu disse 'apenas'?, bem, e em todos os dividendos que essa música pode gerar -- e uns engravatados sequiosos por lucrar ao máximo com o trabalho dos sujeitos. Nem toda banda tem a sorte de ter um ex-aluno de Economia em suas fileiras, como foi o caso do Stones. Aí você imagina. Pense um Allen Klein.

O consolo, como nas dores de cotovelo, é que os imbróglios podem gerar músicas maravilhosas.

Sem guglar, a clássica "You never give me your money" (1969), dos Beatles, evidente em suas intenções já desde a portada: "You never give me your money / You only give me your funny paper".

O Black Sabbath, injustamente pouco lembrado por suas letras, tem em "The Writ", fechando o maravilhoso Sabotage (1975), exemplo amargo e eloquente:

"What kind of people do you think we are?
Another joker who's a rock and roll star for you, just for you
(...)
You bought and sold me with your lying words"



Por fim, já que falou-se em injustiça ( e em ratos), toda a suíte "Mister Ten Percent", o lado B do lindo Illusions on a Double Dimple (1973), do Triumvirat, que conta a história de um empresário inescrupuloso que, no fim, leva um pé na bunda. O trecho que cito é a última das seis partes da suíte, como a do lado A. Um show de Hammond, um vocal emocionado, um arranjo perfeito. Fez-se destre trecho um single. (Por exigência do empresário??)

 
"Hands off, mister ten percent!!
We've got a gig tonight! Yeah!
Do you think we're gonna pay your rent?
Working for you 'til the end of our life!

At first you took ten, tomorrow it's twenty!
The more we give the more you want, ha!!
How could you think that you're still a friend?
It might be fifty in the end!

Who's going to work for you
For the rest of your life?"





No comments: