Saturday, November 25, 2017

Cogumelos Yanomamis


Se Camila tivesse que escolher três itens da culinária, diria cogumelo, camarão e queijo. Eu, muito em dúvida, viria com camarão, arroz, cogumelo. O amor pelos fungos comestíveis é grande aqui nesta casa. De modo que, depois do quase estrondoso sucesso dos harumakis de feijoada (aqui), houvemos por bem fritar hoje (deep-fry) uns harumakis de cogumelo.

Para isso, cogumelos Paris e Portobello frescos. E cogumelos yanomamis. Estes vieram em pó, desidratados, em precioso saquinho. Mergulhamos o pó, que cheirava a serragem defumada, em água fria e deixamos na geladeira por três horas.

Esses cogumelos são cultivados pelos índios Sanöma, parte do povo yanomami. Habitam a região de Awaris, nas florestas de montanha do extremo noroeste de Roraima. Caçadores e coletores, os Sanöma têm um grande conhecimento sobre a biodiversidade de seu território, incluindo mais de dez espécies de cogumelos.

Um livro sobre esses cogumelos ganhou inda agora o Prêmio Jabuti.

Os harumakis ficaram deliciosos. Então torçamos para que essa direita filha-da-puta que governa o país vá para o inferno e que nossos índios possam ter terra, liberdade e cogumelos. Ou ao menos prosseguir com a luta por elxs.

No copo, os cogumelos yanomamis. Não é IPA!

No comments: