Tuesday, October 11, 2016

O Pipoqueiro da Esquina :: Meu Drummond Autografado



Não tenho nenhuma editio princeps do Drummond autografada. Eu, que me contentaria com coisinha pouca: o Alguma Poesia (1930) ou o Claro Enigma (1951). Tenho, no entanto, dois livros com seu autógrafo: uma antologia de poesia moderna e O Pipoqueiro da Esquina, lançado pela Codecri (do Pasquim) em 1981. Minha edição, para compensar, tem autógrafo dos dois, o do Ziraldo com desenho.

O livro reúne desenhos feitos por Ziraldo para as 'pipocas' do Carlos, isto é, pequenos registros de fatos políticos e sociais ocorridos no Brasil de maio de 1979 a março de 1981, então publicados no Caderno B do Jornal do Brasil.

A ideia é ótima, porém, passados 35 anos, devo dizer que a grande maioria das charges, em que pese sua grande qualidade técnica, envelheceu mal, irremediavelmente datadas. Estão ali a Abertura, o sonhos de eleições, as bombas "terroristas" (que os milicos colocavam nas bancas que vendiam jornais "subversivos"), a inflação, a falta do feijão, Delfim Netto, o cavalo do Figueiredo.

Algumas charges até resistem, outras soçobram em ingenuidade.

Mas é o meu Drummond autografado.


Adoro esta


No comments: