Saturday, April 30, 2016

O Castelinho do Alto



Os afrescos de Nilton Bravo que descrevi como os maiores e seguramente os mais espetaculares do Rio (postagem aqui) estão no Colégio Santa Marcelina, no Alto da Boa Vista, na unidade conhecida como Castelinho.

Para começar a funcionar no Rio em 1939, o Colégio Santa Marcelina adquiriu uma mansão do século XIX que pertencera a Mark Sutton, engenheiro e diretor de fábricas inglês. A unidade que vemos desde a rua é de 1940 e nela funcionam hoje os Ensino Fundamental e Médio. Na antiga mansão, carinhosa e apropriadamente chamada de Castelinho, funciona hoje apenas a Educação Infantil. Aliás, que ali fiquem os pequeninos é também apropriado, de vez que é um ambiente de contos de fadas.

O Castelinho dista quase um quilômetro do portão de entrada, isolamento que contribui muito para o fascínio do passeio.

Até onde pude apurar, Mark Sutton, natural de Yorkshire, chegou ao Brasil em 1889 para supervisionar a Fábrica de Tecidos Carioca, no Horto. Trabalhou também na Fábrica Bangu, na Fábrica Cruzeiro, no Andaraí, e na Companhia América Fabril, que sucedeu a Carioca.

É lícito supor, portanto, que o Castelinho seja dos anos 1890. A minha suspeita de que os afrescos do pavimento superior não sejam dos Bravo (pai e filho) ganha força, não apenas devido à ausência de assinatura, mas sobretudo pela diferença de estilo, mais rebuscado e ainda mais europeizado. Há outras pinturas em salas contíguas ao espaço principal e na capelinha que não são Bravo com certeza. No pavimento superior, há ainda uma sala com lindos azulejos e um afresco em péssimo estado, irreconhecível mesmo. Minha suspeita é a de que as pinturas do pavimento térreo também estivessem em péssimo estado e então encomendaram (anos 60?) aos Bravo um trabalho inteiramente novo.












Porta da capelinha

idem

idem


11 comments:

Ivo Korytowski said...

Beleza de Castelinho, magnífica descoberta!

Alexandre said...

Quem toma conta do castelinho hoje?

Evandro said...

Respondendo ao VixiXande: a escola que hoje o ocupa. Ali funciona a pré-escola.

Unknown said...

Estudei aí na década de 60. Foi aí que tive um bom ensino e bom princípio

B-sides Fashion said...

Olá! Estou querendo fazer um especial sobre o alto
Da Boa Vista em meu Instagram de viagens e estou buscando preciosidades do Alto. Não sei se esse Castelinho pode receber visitas. Se tiver outros lugares maravilhosos assim para indicar vou agradecer muito!

Evandro said...

Olá, B-sides Fashion. Sim, tenho postagem sobre o Alto e informações sobre o Castelinho. Me procure no Messenger: Evandro von Sydow

Anonymous said...

Estudei no Castelinho em 1962 e 1963 .Fiz o 2 e 3 ano primário.Me lembro de uma irmã que se chamava Gema .Tenho boas lembranças. Pretendo voltar para visitar depois de 60 anos.

Anonymous said...

Bons tempos

Anonymous said...

Eu fui interno em 60 e 61.
Nao da pra saber seu nome?

Anonymous said...

Cara, vc agora me emocionou! Eu fui interno 1 e 2 ano primario. Sim me lembro vividamente da Irma Gema, irma Adelia e irma Do Carmo.

Anonymous said...

Tambem tinha Kincas que era orfao de pai e mae e a escola o adotou.