Tuesday, March 01, 2016

Limeriques para as Perguntas do Neruda

Isidro Ferrer


Dando continuidade ao pequeno e despretensioso e divertido (ao menos para mim) projeto que consiste em escrever limeriques a partir das perguntas do Neruda de seu Livro de Perguntas. A explicação e os primeiros limeriques estão nesta postagem aqui.

O livro de Pablo tem 74 partes / estrofes que contém, naturalmente, inúmeras perguntas. Ative-me àquelas feitas em um único verso, que me serviram como mote.

Perguntas como as encontradas na estrofe 63, e que são a maioria, estão de fora:

"Como se combina com os pássaros
a tradução de seus idiomas?

Como dizer a tartaruga
que a supero em lentidão?"

Com o intuito de ter mais trabalho, glosei também as "perguntas-duplas", que são bem raras, como estas da estrofe 58:

"E o que pulsava na noite?
Eram planetas ou ferraduras?

"Que me esperava em Isla Negra?
A verdade verde ou o recato?"

Nestes casos, aproveitei apenas a primeira pergunta.

Faltam apenas 5.

Seguem os limeriques ::::



1.
E é paz a paz da pomba?
Ou ela carrega uma bomba?
Perguntei pro Dante
Depois pro elefante
Que inquieto meneou a tromba.

2.
Quantos anos tem Novembro?
Perguntou-me, sério, Setembro
Dei-lhe uma resposta
Dessas que tu gosta
Mas agora, véi, já não lembro.

3.
Não é melhor nunca que tarde?
Pergunta Pablo com alarde
Nunca é muito longe
Não sou nenhum monge
Eu quero é tudo, inda que tarde.

4.
Onde fica o centro do mar?
Também eu quero perguntar
Não é no Butão
E nem Quirguistão
Mas não morro sem encontrar.

 5.
O 4 é 4 para todos?
Talvez o seja para os bobos
E vejam vocês
O 3 e o 6
Acham que tudo isso é engodo.

 6.
Para onde vão as coisas do sonho?
É pensamento bem medonho
Olha, faz assim
Como o teu quindim
Depois se preocupa com o sonho.

 7.
Onde está o menino que eu fui?
Perguntei ao Barbosa Rui
Que me disse sério
Com voz de mistério
Está em tudo aquilo que flui.

 8.

A fumaça fala com as nuvens?
Roça nela suas penugens?
Coisa mais sem nexo
Melhor fazer sexo
Se agora fico nu, tu vens?

 9.
E o que pulsava na noite?
O que se dançava na boite?
Fim do limerique
Quase vai à pique
Á falta de rimas em –oite

No comments: