Saturday, December 12, 2015

O Bravo da Tia Joana. Ou não



Quando fiz o inventário das obras de Nilton Bravo espalhadas pela cidade (aqui), coloquei na seção de dúvidas o painel de azulejos localizado no Bar Tia Joana, em Copacabana. Explico.

Antes de mais nada, ressalve-se que o dito bar passou por uma daquelas reformas descaracterizadoras que assolam o botequinário carioca. Tiveram, no entanto, o grande louvor de preservar o painel de azulejos que há muito encantava os bebuns locais, principalmente em época em que tevês não os forçavam a acompanhar Malmö X Beşiktaş e nem tinham eles, os bebuns, celulares que lhes enclausurassem nas invisíveis redomas de vidro.

Pois bem, painel preservado que, segundo um e outro jornalista, é de autoria do Nilton Bravo.

Afirmo que não. Em primeiro lugar, baseio-me na falta de assinatura. O que se lê, e o nilton-bravólogo Ivo Korytowski voltou ao local para isso, é algo como "Dic Rainha Santa Clau Rio Jr.". Ora, Bravo pai e Bravo filho não apenas soíam assinar seus trabalhos, como amiúde deixavam ali o seu telefone, conforme vemos nos exemplos abaixo.

Em segundo lugar, baseio-me no segundo volume do livro Azulejaria Contemporânea no Brasil, de Frederico Morais. Esta é obra de cariz erudito, mas que, em seu capítulo final, trata com alguma condescendência / carinho dos artistas autodidatas. Na página 130 lemos : "No Rio de Janeiro, um dos mais conhecidos muralistas de bar, Nilton Bravo, que herdou do pai o ofício, nunca se interessou em trabalhar sobre azulejo. Uma pena."

Claro que nem um pesquisador do estirpe de Morais teria a pretensão de exaurir o assunto e conhecer todas as obras do Bravo, mas não deixa de ser um argumento a ser levado muito em conta.

Por que, então, o painel é atribuído ao Nilton Bravo? Para este escriba, é simples: é dura a vida de um jornalista. Em que pesem as especializações (jornalista político, jornalista esportivo), o cara tem que dar conta de Deus e o mundo em um texto correto e ágil. O cara viu um painel, guglou "painel em botequins", encontrou o quê? O nosso Miguel Ãngelo. E nem se preocupou se eram azulejos ou se era óleo.




O painel do / da Tia Joana

4 comments:

Ivo Korytowski said...

Pois é, a história de que este painel é do Nilton Bravo é mais uma dessas lendas urbanas sem respaldo na realidade.

Ivo Korytowski said...

PS. Mas a pessoa no bar com quem conversei (que parecia ser a gerente ou proprietária) afirmou que o painel era do Bravo (na verdade, quando indaguei sobre o autor do painel, ela se esquecera, mas quando citei o nome do Bravo, ela confirmou: "Foi este") e contou que o painel esteve muito tempo oculto e foi redescoberta nessa tal reforma. Falou também que havia um outro painel do Bravo das araras em Copacabana, o tal do Belmonte que foi retirado.

Ivo Korytowski said...

Não é "Dic Rainha Santa Clara Clau Rio Jr.", é "Dic Rainha Santa Clau Rio Jr.", eu errei ao lhe passar a informação, por favor, corrija!

Ivo Korytowski said...

Veja a assinatura ampliada em: https://photos.google.com/u/0/album/AF1QipNPXINn_nJbFZNrlecXqA1ucQA1x8MTNZxIZUA_/photo/AF1QipO3U-bHeXeqetJGbVDkWfmA3DJcsN-h2GQ_CHxT