Friday, June 19, 2015

A Igreja de Santa Rita de Turiaçu ::: Azulejos de Manoel Igrejas



Se atopar com um painel dos Irmãos Igrejas já me deixa entre contentíssimo e catatônico, visitar igreja em que há 14 paineis do Manoel Félix Igrejas (aqui)  pode ser cousa muito séria. O prejuízo neste que vos escreve só não foi mais sério porque não houve a surpresa supresa, não encontrei por acaso, fui atrás sabendo já da existência das obras. Supresa sempre há e sempre se conhece Turiaçu, bairro de que ninguém fala e que faz fronteira com Madureira, logo depois da fábrica Piraquê.

São 14 paineis de 250 X 300 cm que retratam a Via Sacra, A obra, concluída em 1983, mostra um Igrejas mais acadêmico que nunca, mas sempre com o seu encanto. Aqui e ali percebem-se mesmo pinceladas mais libertas, obtendo efeitos quase impressionistas (que Manoel chamava de "moderno").

Fui tão bem recebido na Igreja de Santa Rita de Turiaçu que ganhei fitas coloridas para minha coleção e um documentário em dvd acerca dos 80 anos da paróquia. Nele, lá pelo décimo minuto, aparece o pintor, que eu nunca vira!, falando um purtugês carregadíssimo como se acabasse de aportar por aqui...

























1 comment:

Ivo Korytowski said...

Maravilha!!!