Saturday, March 28, 2015

1975-2015 ::: Três Quarentões Progressivos






Aquela história da ilha deserta, das listas, os melhores, os top 5, top 10 etc. Bem, fosse eu fazer a minha lista dos TOP 10 de progressivo, de discos que mais me marcaram e marcam, que ficaram tatuados em minh'alma (relevem o exagero), descobriria que três deles são de 1975, isto é, tornam-se quarentões, esbanjando vitalidade. Se em dois anos a maré começaria a azedar um pouco para o prog (que voltaria soberbamente, de vez que o rock progressivo não é um 'estilo de época'), só pelos três discos citados 1975 deve permanecer como um dos píncaros dos gloriosos anos 70, de vez que ainda temos coisinhas como Scheherazade, Snow Goose e o Yezda Urfa.

O Ommadawn do Mike Oldfield é o mais antigo do meu folclore pessoal. Garoto eu o ouvia em fita cassete num quarto escuro melado de incenso. Em busca de uma transcendência que não veio. Ou chegou e nem percebi.

Porventura o mais obscuro desta pequena lista, Si On Avait Besoin d'Une Cinquième Saison do Harmonium é a obra-prima do prog francófono. Por anos tive como tradição chegar de viagem, qualquer viagem, e deitar para ouvir a quinta música, a quinta estação, de que, sim, todos necessitamos.

O Godbluff é o álbum da maturidade da maior banda de rock progressivo de todos os tempos.

Não gosto muito dessa história de ficar retalhando as músicas, mas alguns destaques:

1) Do Mike, os cinco minutos inicias da parte II. Nirvana não é uma banda grunge de Seattle, o paraíso búdico é isso aqui.

2) Do Harmonium, os quatro minutos finais de "Depuis l'Automne", depois da transcendência do mellotron. Aos 8:26 cai uma chuva de ambrosia e Serge Fori canta rindo. Inefável.

3) Os cinco minutos finais de "The Sleepwalkers". Até o sujeito mais anti-melômano do mundo há-de perceber que a partir dos 5', a coisa aqui fica séria, muito séria, que a percussão do Guy, o sax do Dave e o Hammond do Hugh nos levam a lugar insólito, de onde não se retorna impunemente. E Peter é o que é, a beleza contundente de letra e voz :: "Tonight, before you lay down to the sweetness of your sleep"....

No comments: