Thursday, July 25, 2013

Botequins de Todos os Times

É redundante combinar botequim com futebol. Muitos botequins cariocas fazem questão de ostentar o time do coração do dono e neste quesito, dada a história dos nossos botecos, o Vasco é ainda imbatível. O que é ótimo :: um pôster aqui, uma cruz-de-malta ali torma qualquer lugar mais bonito.

Mas claro que há também os botequins tricolores, botafoguenses, rubro-negros.

E há os botequins de todos os times.

Se por um lado, isso muitas vezes atende a uma preocupação puramente marqueteira da InBev, por outras revela o desejo sensível do dono de, sem negar o seu time, abrir espaço para os demais, de maneira que todos se sintam contemplados.

Este desejo tolerante, naturalmente, é praticamente impossível da parte daqueles que defendem o pensamento hegemônico, a monocultura, e gostariam de ver a o botequim, o bairro, a cidade, o estado, o país, o continente, o planeta torcendo todos pelo mesmo time: o rubro-negro.

Sem comentários.

Esquecem-se de que a diversidade enriquece e que o Rio de Janeiro, até onde sei, é a única cidade do mundo com quatro clubes grandes. E olhem que já estive em Bandarawela, no Sri Lanka.

E que além dos quatro tem ainda o América (registrei aqui) e os maravilhosos times dos subúrbios. Ponto a mais, portanto, para aqueles que ainda se lembraram do Madureira, do Bangu, do Olaria, do Bonsucesso. E do São Cristóvão (aqui).

Bar Sepulta Carnaval - Engenho de Dentro

Bar da Galera - Tijuca

Bar - Bairro de Vasco da Gama

Café e Bar Dantas - Méier

Café e Bar Belegarde - Engenho Novo
Bohemios Porto Mauá - Praça Mauá

Bar do Zé Pereira - São Cristóvão
Açougue Acadêmico (também é boteco) - Tijuca

idem

ibidem

Lgo do Machado

Café e Bar Valente - São Cristóvão
Bar Soares - Grajaú

Café e Bar Propício - Engenho Novo

1 comment:

Rafael de la Vega said...

Gosto do Alfa, na R. Sorocaba, com a placa que, embora da Brahma, tem o escudo dos 5 grandes do RJ.