Tuesday, June 25, 2013

Nossa Senhora da Penha - Niterói

As informações são esparsas e escassas, mas aquela igrejinha que se vê no alto do morro da Ponta d'Areia é de Nossa Senhora da Penha, uma comunidade dentro da comunidade. E o termo eufemístico se aplica porque, sim, a área hoje está bastante favelizada. Não o digo de nariz torto: parece-me que a região seria uma extensão de Portugal Pequeno, casinhas antigas e sua capela, mas que com o tempo, e, sendo morro, a favelização foi inevitável.

Daí meu medo em subir, não me digam que é preconceito ou que a culpa é da classe média ou que eu sou tijucano. Aliás, subir é mole, eu queria descer, vivo. Daí, como tenho muita cara de gringo, achei a empreitada não podia ser a sós. Fui com a Maria, o que só piorou as coisas :: um gringo com uma criança.

Foi tudo ótimo. Sem que pedíssemos, Ana Medina se ofereceu para abrir a igreja para nós. E o Bar do Carlinhos tinha piso de azulejos hidráulicos e a garotada soltava pipa.

Not a bad way to spend a birthday morning, uh?










No comments: