Wednesday, April 24, 2013

Corumbá de Goiás - Cidade de Bernardo Élis





Para fechar o pequeno ciclo de Corumbá, cidade goiana que me rendeu esteeste post, falta destacar que aqui nasceu o Bernardo Élis, escritor regionalista que foi o primeiro goiano a entrar para a Academia. Prefiro lembrar que ele foi o primeiro goiano a escrever este delicioso livro que é o Veranico de Janeiro, em que as formas ainda duras de um Ermos e Gerais encontram amadurecimento no que resulta em leitura prazerosa mas exigente.

Passei tarde agradável com ele em Goiânia em julho de 1992. Levei-lhe minhas primeiras edições para autografar, para seu espanto, e em troca ele me presenteou com os 5 volumes das Obras Completas, perguntando-me se eu iria mesmo ler aquela merdalhada toda.

Afiancei-lhe que sim.

Não menti.

A casa do Bernardo Élis encontra-se hoje em péssimo estado de coservação. Como o apê de Rosa, nem uma plaquinha.

A menos de dez passos, a sede da Câmara dos Vereadores, estalando de nova.

Para isso pagamos impostos.

6 comments:

Unknown said...

Bernardo Élis e José J. Veiga moraram em Goiânia? Se sim, os locais onde eles viveram ainda estão em pé? Seria interessante alguma placa pra indicar isso. Eu mesmo gostaria muito de ir.

Evandro said...

Bem, Bernardo Élis morou com certeza, pois o visitei lá em 1992.

Unknown said...

Que legal! Sabe se a casa/apartamento onde ele viveu ainda existe?

Evandro said...

Era uma casa, mas não tenho como localizar o endereço agora. Bem, talvez você consiga na Internet? Sei que não era distante da do Bariani Ortêncio, cuja casa visitei logo em seguida. Os dois eram compadres.

Você estuda a obra do Bernardo?

Fábio Cunha said...

A casa que Bernardo Élis morou em Goiânia é a sede do ICEBE Instituto Cultural e Educacional Bernardo Élis. Fica na rua C-237 no Jardim América.

Evandro said...

Obrigado, Fábio!