Friday, January 26, 2007

Velha Goa


A antiga capital de Goa, que chegou a uma suntuosidade que lhe rendeu epitetos como "Roma do Oriente", "Perola do Oriente". Gloria fulminante e queda igual. No seculo XVIII ja estava decadente, corroida pela colera, malaria e pessima administracao portuguesa. Mudaram a capital para Pangim. As igrejas la estao, o sitio todo e patrimonio da humanidade, protegido pela Unesco. Tem seu encanto, claro, mas esta mais para museu (a ceu aberto) no sentido de mausoleu que no sentido de musas...

2 comments:

Adriana said...

Creio que não teria sido indispensável que a ditadura brasileira, para afirmar/inventar uma difícil identidade nacional (tão multifacetada)tivesse de menorizar e promover o ódio a Portugal e aos portugueses.
Essa tendência para o desprezo, para o rebaixamento de tudo o que lhe cheire a Portugal é evidenciada na sua escrita. A escola brasileira formatou os cérebros das suas crianças para a determinação de um inimigo (neste caso, Portugal) pois é pela determinação de uma alteridade que se constitui/inventa uma identidade.
É pena que o Senhor, ainda antes de investigar, de fazer pesquisa histórica, de ler um pouco mais sobre o que foi o passado de Goa, se adiante imediatamente acusando os portugueses de todo o mal e de todas as desgraças.
Talvez isso o conforte, mas a mim entristece-me ver alguém supostamente inteligente assim tão afogado na ignorância e no preconceito.

A VIDA NUMA GOA said...

Adriana, tudo que escrevi foi que a administração portuguesa em Goa foi péssima, o que de fato foi. Não creio que isso lhe dê ensejo para fazer as generalizações precipitadas e tolas que você fez.
Saiba que li muito sobre Goa. E escrevi também. Uma tese de doutorado.
O que me parece é que você fez montanhas de um montículo, motivada, ao que tudo indica, por um nacionalismo tacanho e chauvinista. Como dizia Einstein, "O nacionalismo é uma doença, uma doença infantil, é o sarampo da humanidade".
E com crianças não discuto. Apenas procuro compreendê-las e dar-lhes meu carinho.