Thursday, August 26, 2021

12 MÚSICAS PARA SE CONHECER OS CANTAUTORI PROGRESSIVOS ITALIANOS


Optei por escolher apenas, como diz o título, os cantautori.  Isso explica a ausência de um Mauro Pagani (e seu ótimo homônimo de 1978), de um Giuseppe Banfi, de um Alberto Radius e do Demetrio Stratos, que pertenciam ou pertenceram a bandas (coisinhas bobas como PFM, Biglietto per L'Inferno, Formula 3 e Area, respectivamente) e porque, er, não eram cantautori (singer-songwriter) no sentido estrito. Luciano Basso tampouco o é, mas fez álbum bem progressivo e nunca foi de banda, por isso a inclusão.

Sabemos que um disco de rock progressivo, ainda mais do rock progressivo italiano clássico, demanda uma boa produção, uma banda coesa e azeitada. São esses problemas geralmente encontrados nesses trabalhos, em que amiúde se percebe a falta de uma banda consistente por trás. Não estou dizendo que um bom cantautori não possa fazer um bom, um ótimo disco! Isso seria dizer que Chico Buarque não poderia. Mas me parece que a participação meio que esporádica de um músico aqui, um músico ali (un piccolo aiuto dagli amici) se pode não atrapalhar um disco de canções (e se sente que muitas vezes os discos aqui citados caem nisso, o que é tradição na Bota), pode dificultar a realização de um trabalho progressivo. 

Todas as músicas citadas são ótimas. Com o mérito de serem de cantautori, podem sentar-se ao lado de qualquer uma do Banco, do Museo, do Reale. Exagero um pouco? Sim, me permito.

Preludio - Luciano Basso

Fenomenologia -- Battiato

Una Poltrona - Lucio Battisti

La Macchina del Tempo - Pierpaolo Bibbò

Memoria - Enzo Capuano

Corpi di Creta - Riccardo Cocciante

Sognando Rosanna - Gianni D'Errico

Giusto Sig. K - Claudio Fucci

Vent'anni di galera - Mauro Pelosi

Volo Magico 1 (trecho) - Claudio Rocchi

Vorrei Incontrarti - Alan Sorrenti

Ninna Nanna - Stefano testa 

Bonus Track:

Sidùn - Fabrizio de André (e Mauro Pagani)




 










1 comment:

Bruno B Alves said...

Ótimo post, da pra ver que seu conhecimento do prog italiano é grande