Monday, April 26, 2021

O Velho Marinheiro de Coleridge no Rock Progressivo


Não apenas Shakespeare, Poe e Dante mexeram com corações, ouvidos e mentes do rock progressivo. The Rime of the Ancient Mariner, poema do inglês Coleridge que inaugurou o Romantismo, também chega junto.

Primeiramente temos um disco inteiro dedicado ao poema pelo inglês David Bedford, compositor de fatura erudita que também fez obras mais, er, populares. Que de pop não têm nada. Não é de fácil audição, mas muito bom. Um tal de Mike Oldfield toca guitarra aqui e quem quiser ouvi-lo mais nitidamente pode ir direto para 11'13" da parte II. Com Mike Oldfied e coral infantil, you can't go wrong. São dois minutos de puro nirvana.

Mappamondo, da banda italiana Errata Corrige, não foi lançado na época e só foi sair em CD em 1992. As primeiras músicas são de antes de Siegfried (1976) e dentre elas a longa faixa de quase dez minutos que tem por nome o poema de Coleridge. Bom. É um prog muito suave, começa muito bem com o acordeão, tem boas partes de guitarra e um sintetizador que parece do final dos anos 70. Em face do restante do disco, muito bom.

Décadas depois, em 2010, a banda Una Volta Eravomo in Sette lança disco também inteiramente dedicado ao poema, cantado em italiano, como já faz prever o título La Ballata del Vecchio Marinaio. Pelo que pude ouvir, ótimo.

Para não ficar por baixo, dois anos depois a Höstsonaten, do prolífico Fabio Zuffanti, também lança álbum para o poema, cantado em inglês. Como tudo do Fabio, há muito esmero: produção, letras, vocais, instrumentação. Só acho que poderia haver um pouco mais de ousadia. E lançar as mesmas músicas como instrumentais, sendo que só o vocal foi retirado, me parece um filler de que nem Roine Stolt em dia de preguiça seria capaz se fazer. E olha que adoro o Roine. Mas claro que o disco vale muito.

Fã de Pink Floyd, o também italiano Renato Pezzano lançou em 2018 um bonito Musique pour Enfants. A última faixa se chama "La ballata del vecchio marinaio".


Abrindo outras portas, o compositor inglês Howard Skempton também escreveu música para a bela declamação do barítomo Roderick Williams. Highly recommended.

"The Rime of the Ancient Mariner" fecha Powerslave (1984), do Iron Maiden. Em seus quase 14 minutos, a música mais longa da banda até então e muitos veem aqui o início do prog metal. Curioso que escrita por Steve Harris, o que mostra que Dickinson, com sua paixão por Blake, não era o único leitor na Donzela.


Por fim, na obra-prima Tabela Periódica, Primo Levi lembra sentir-se como o velho marinheiro quando precisa contar o que foi sobreviver a Auschwitz. Escrevi sobre isto e sobre Brennand aqui.








No comments: