Tuesday, January 26, 2021

MINHA NAMORADA CADUVEO I


Camila conseguiu, em meio a esses dias de reclusão e ela sempre consciente a isso, dar um pulo em Bodoquena,de onde foi ter com os caduveo.

Os caduveo são uma das etnias estudadas por Lévi-Strauss para o Tristes Trópicos, pedra angular do estruturalismo e da antropologia.

Sempre foram meus capítulos preferidos, junto aos dos nambiquaras, afinal, estes tinham por lema "Fazer amor é bom" que jurei ter por divisa da minha casa. Depois esqueci, agora lembrei.

Voltando ao livro, reencontro passagens que marquei, em leitura de 1997, somadas às marcações de meu pai no ano anterior. Releio tudo e faço novas marcações. Sobre o idioma (linda passagem, me lembrei do Paulo Rónai em seu primeiro contato com o português), sobre as "solenes bebedeiras", sobre as pinturas. 

As pinturas, literalmente capítulo à parte, o vigésimo "Uma Sociedade Indígena e seu Estilo". Lévi-Strauss reuniu quatrocentos desenhos em 1935. Não encontrou dois semelhantes.

1 comment:

Aruanda said...

Olá, Evandro! Que incrível você por aqui com o blog e a escrita super vivos há mais de dez (!) anos!

Quem fala é a Aruanda, do extinto aru ayê, lembra? Fui revistar meu blog, resgatar uns textos e conversas. Pensei: por onde andará o Evandro? E não é que está aqui mesmo? Depois de passada uma vida (sou mãe, escrevo pouco, desenho bem mais) venho aqui dar um abraço e agradecer todo carinho na leitura das das minhas poesias e viagens literárias.❤️
Estou no @aruandaleonel, no Instagram. Tenho meus desenhos e algumas palavras por lá. Se der, de uma passada. Não tem café ou cerveja,as a porta está aberta.

Espero que estejam bem: você, seu filho e os seus.
Abraço!