Monday, June 22, 2020

"Come Together", Chuck Berry


Sempre gostei da "Stand by me" cantada pelo John Lennon, de modo que pensei nela para dica musical do dia. Coloquei-a no spotify e depois deixei rolar. Eu não conhecia o álbum Rock and Roll senão de nome. Tão logo começou "You can't catch me", eu e Camila nos entreolhamos: "Epa, isso é 'Come together'!" Pareceu-nos óbvio, ainda mais depois de ouvirmos a versão do Chuck Berry.

Aí, com as modernidades de YouTube, logo tínhamos o quadro em frente dos olhos. John sabia desde o início das grandes semelhanças, tanto que foi advertido pelo Paul para fazer modificações. Quando, no entanto, os representantes do Chuck Berry vieram pra cima dele -- apesar do título da música e mais por causa dos versos "Here come old flat-top / He come groovin’ up slowly.” do que por qualquer outra coisa -- , John cinicamente se esquivou, dizendo que uma música não tinha nada a ver com a outra. Ou quase isso.

O corolário foi um acordo que previa a gravação por John de algumas músicas também da propriedade de Morris Levy, o então dono da música de Chuck Berry (não era o próprio!). Com isso, Levy ganharia seus loyalties que não recolheu com a "Como together"

Acho que o John não conduziu muito bem a questão, ao refutar uma acusação que ele sabia ser procedente. Pior foi sua deselegância quando George Harrison enfrentou problemas iguais, ao ter sua "My sweet Lord" acusada de plágio. Quando George perdeu o caso e teve que desembolsar uma fortuna, John disse "Por que Ele não o ajudou?". Por Ele John se referia ao doce Deus.



Enfim.... John sendo John?



No comments: