Friday, July 22, 2016

O Tombamento da Obra de Nilton Bravo

Costa do Minho


Andei falando no facebook, mas creio que ainda não por aqui, cousa deveras injusta já que, pasmai (sou o primeiro), graças a este blog hoje a obra de Nilton Bravo sobrevivente nos botequins cariocas encontra-se em processo de tombamento.

Minha alegria, e orgulho naquele sentido bom, é imensa. Afinal, quando escrevi a postagem "Inventário Final até agora" (aqui), confessei: "E, por fim, já que falei em patrimônio, o objetivo final consiste em pedir incontinênti o tombamento de todas essas obras, de vez que apenas as duas pinturas do Café e Bar Sulista foram oficialmente tombadas, em nível municipal, em 1986."

E não é que? Bem, este blog que já me rendeu amigos (pense um Rixa, um Ivo, uma Camila) e uma noiva (lembre da Camila) acabou chamando a atenção de profissionais do IRPH (Instituto Rio Patrimônio da Humanidade), que entraram em contato comigo (via CAp!) para uma reunião e início dos trabalhos. Hoje acompanhei a Iva em pleno trabalho de campo: conversa com donos, funcionários e clientes, advertências acerca de cuidados com a manutenção, o tombamento em si etc. Tanto no Costa do Minho, no meu Grajaú, quanto no Gurilândia, na Tijuca, fomos extremamente bem recebidos, em especial neste último, em que um dono / filho de dono revelou-se consciente e mesmo empolgado ante a perspectiva de tombamento.

Faltam apenas as visitas aos botequins localizados no centro (Cinelândia, Lapa e Fátima) para que enfim a formalização se dê. Feito isso, partir para a mesma empreitada em relação ao Castelinho do Alto (aqui e aqui), onde se encontra o maior conjunto de Nilton Bravos da cidade. Em seguida, insistirei para que se inclua na leva o tombamento dos botequins com notórias pinturas, ainda que não Bravos: o Flor do Tâmega (aqui), o Bar do Souto (aqui) e o Maringá.
Patrimônio em ação no Costa do Minho

Iva
Iva



Iva no Gurilândia

detalhe do Bravo no Gurilândia

1 comment:

Ivo Korytowski said...

Torço muito para que sua cruzada pelo tombamento desses painéis seja exitosa. Mas além de tombar é preciso conservar.