Wednesday, January 08, 2014

O Púcaro Búlgaro ou EXPEDIÇÃO À BULGÁRIA

 
 
Por razões que logo (j'espère!) serão conhecidas dos leitores do blog, tive ganas de reler O Púcaro Búlgaro, novela de Campos de Carvalho lançada pela Editora Civilização Brasileira em 1964. Tenho a primeira edição, bem como Vaca de Nariz Sutil (1961) e A Chuva Imóvel (1963), todos pela Civilização, sendo que os dois últimos na "Coleção Vera Cruz". O Púcaro é, mui apropriadamente, da coleção "O Homem que ri". Todos naquelas lindas (e frágeis!) capas não-plastificadas que amo. Só O Púcaro tem ilustrações do Poty (aqui).

Com seu humor pícaro, escrachado e absurdo (sim, no sentido literário, refiro-me aqui a um Alfred Jarry, a um Ionesco), O Púcaro Búlgaro ocupa (ou deveria) lugar de destaque na prosa satírica brasileira, a começar pela rima toante esdrúxula do título.

Após a "Explicação Necessária", temos "Os Prolegômenos", a que seguem uma "Explicação Desnecessária", um "In Memoriam" e uma página-título ("Livro de Horas e Desoras ou Diário da Famosa Expedição 'Tohu-Bohu' ao Fabuloso Reino da Bulgária...").

Depois da impagável sessão de terapaia, terminada com a pergunta do psicoterapeuta "O senhor já foi à Bulgária?", o narrador, em 17 de novembro, põe anúncio no jornal: EXPEDIÇÃO À BULGÁRIA. PROCURAM-SE VOLUNTÁRIOS.

"Poderia ter acrescentado: que não sejam necessariamente loucos. Mas como essa ressalva poderia afugentar os mais capazes e abnegados, deixei a cargo de cada um o juízo sobre o seu próprio juízo. Mesmo porque os loucos nunca se julgam loucos e acabariam vindo da mesma forma -- eles ou ninguém mais."
 
Poty
 
PS: Falei em 'humor pícaro'. Ou será humor púcaro? O Pícaro Bígamo, e estamos já em terras de Campos de Carvalho.

No comments: