Wednesday, April 25, 2012

Confiança Atlético Clube


Não tem o Bangu? O Bangu, como sabem, era o time de futebol da Fábrica de Tecidos Bangu, pois uma fábrica inglesa não podia ficar sem o seu soquerzinho nos trópicos

Pois tem / tinha também o Confiança Atlético Clube, que era o time de futebol da fábrica Companhia de Tecidos e Fiação Confiança Industrial, belo e colossal prédio de 1894 onde há anos foi o Boulevard na rua Maxwell, no bairro de Aldeia Campista,e hoje é um Extra.

A fábrica já foi cantada por gente como Noel Rosa em "Três Apitos". Nos versos o boêmio lembrava dos três apitos diários avisando as horas da entrada, do almoço e da saída dos funcionários. É possível que ele estivesse apaixonado por uma operária desta fábrica que foi, apenas, a maior fábrica de tecidos do Brasil. Noel não se apaixonava por qualquer uma.

Quando passei a frequentar os jogos do São Cristóvão na Figueira de Melo, pelos fins da década de 80, o time do Confiança ainda existia, ativo na terceira divisão do Rio de Janeiro.

Não cheguei a assistir a nenhum jogo do Confiança, o que é de todo lastimável: o time encerrou as suas atividades em 1993. Sua sede foi  incorporada à quadra da escola de samba Acadêmicos do Salgueiro por decreto do então prefeito César Maia.

A arquibancada de madeira é tombada pelo Patrimônio. Quando recém estive por lá, nenhum salgueirense com quem conversei conhecia a história do Confiança. Têm um tesouro nas mãos (reparem o telhado achalesado) e o desconhecem.

Aliás, duas das pessoas que mais entendem de fubebol -- o tricolor Gustavo e o rubro-negro João Alegria -- também desconheciam o Confiança, achando que eu falava do time de Aracaju!

PS: Embora já saibamos que o tombamento amiúde não protege nada, já que destombar é mais fácil que tombar, pena que, logo ali pertinho, o estádio do América tenha sido posto abaixo para dar lugar ao Shopping Iguatemi...

No comments: