Monday, February 20, 2012

Um Rio Comprido

Para que os araribóias pudéssemos chegar mais ligeiro à Zona Sul e para que os moradores da Zona Sul pudessem atingir o Maracanã (quando havia este) antes do apito inicial, um preço haveria de ser pago e aqui a monta foi alta, não tanto pelo Rebouças, mas pelo horroroso Elevado Paulo de Frontin, que desfigurou o Rio Comprido de modo cruel.

Como a Glória, como a Praça da Bandeira, o Rio Comprido é hoje espaço de passagem, e passagem pelo alto. Mas mesmo esta passagem permite a visão de duas jóias: a igreja de São Pedro (cuja porta pertencia à igreja de São Pedro dos Clérigos, destruída aquando da construção da Presidente Vargas) e a Casa do Bispo, ambas oferecidas do lado direito de quem vai para a Zona Sul.

Por jóias que sejam, limitar o Rio Comprido a elas é miopia. Há que se descer e flanar. Afinal, bairro que tem estas duas jóias, que tem o nome que tem, que tem uma rua chamada Estrêla (com chapèuzinho), bairro por onde tantou andou Pedro Nava, sendo mesmo o título do último capítulo de Baú de Ossos, merece mais que uma passagem.

A minha flanação não teve a pretensão de fazer todo o bairro, mesmo porque desejo voltar, de modo que não andei pelas ruas porventura mais importantes, como a do Bispo, a Barão de Itapagipe, a Aristides Lobo, Paulo de Frontin, a Praça. Começando por um botequim que há anos chamava minha atenção do alto, sempre do alto (e, que infelizmente, dadas infelizes reformas, nada tem de relevante, mas o do lado...), comecei pela Santa Alexandrina e me perdi, que conhecer um rio comprido será sempre perder-se nele, conhecendo recentos talvez desconhecidos dos próprios riocompridenses.

Encontrei fachadas esquecidas, azulejarias em frisos, fachadas e pisos, porôes altos, cantarias, botequim-armazém e a Estrêla. Lembrando Nava, sempre ele, um Rio que não há mais, esquecido pelas picaretas.


PS: Não foi esta a minha estreia no Rio Comprido, bairro onde tive amigos, como a Nélida Capela e o André Murray, e mais que isso.

PS2: Por mostrengo que seja o elevado, tenho dúvidas se seria bom pô-lo abaixo, como quer agora o alcaide com a Perimetral. Facilitar o tráfego Sul-Norte da cidade parece-me ideia inatacável e da qual, aliás, me beneficio há anos. Só que teve seu preço, como tudo.












3 comments:

Papel de Roça said...

Boa tarde!
simplesmente adorei seu vôo. Posso comentar ? o 1o bar que te chamou atenção fica no Largo da Santa Alexandrina. Este q vc fotografou fica na esquina pro lado da Sta. Alex. Se vc vai voltar, queria comentar algo que entendi através do Pedro Nava. Morei num beco cuja entrada fica ali no largo e faz uma curva e volta a sair na Av. Paulo de Frontin, bem na subida do elevado. Mas voltando... na frente deste bar na outra calçada da Sta. Alex tem um ladeira que eu achava coisa de "português" qdo criança. Porque tão larga, calçada só para atender a tão poucos prédios ? Foi ai q o Pedro Nava em Baú de Ossos me ensinou que a Ladeira Sousa Doca foi um dos 1os acessos ao Vale do velho rio Iguaçu, hoje Rio Comprido. Suas fotos estão maravilhosas e queria te pedir para copiá-las para a nossa comunidade orkut RIO COMPRIDO FOTOS E FATOS. Lá vc vai encontrar uma tentativa de registrar os antigos caminhos que davam acesso ao bairro. Fizemos numa imagem do google earth. A casa com azulejos na varanda fica no alto da rua Santa Alexandrina não ? próxima a Paula Ramos, em frente aonde era a casa do Senador Geraldo Carneiro, hoje fundação Cesgranrio. Vc sabia q no final da Sta. Alexandrina, encontrando com a Rua Paula Ramos, foi vendida a casa do Pref. Pde. Olympio de Mello por menos de R$ 200.000,00 ? Uma verdadeira preciosidade mal localizada.
Outra coisa, na comunidade orkut RIO COMPRIDO estamos defendendo a derrubada do elevado, de certa forma, mais como uma forma de sensibilização e para barganhar soluções possíveis. Mas vc já parou pra pensar que o elevado não atende mais a demanda e que outra solução precisa ocorrer e muito rápido ? Te convido a participar da discussão. obrigada pelo seu carinho ao bairro. Se quiser visitar novamente e precisar de guia para conhecer as preciosidades, teremos o prazer de ajudá-lo. abraço, Sheila

Papel de Roça said...

Favor, caso queira responder, envie para o email sheilaleaocastello@gmail.com

Giubi-Lee On-Line said...

Julio mora no Rio Comprido, ao lado da Estácio... Na rua em que ele mora, fica muito clara a beleza escondida do bairro, e o quanto foi deteriorado... Enfim... Long River é isso aí!