Monday, August 22, 2011

Sssshhh! Silêncio! O Steve vai cantar!


 

Sites e blogs e fóruns da vida não costumam divergir muito quanto ao conceito geralmente dado ao Space Shanty (1972), obra única da banda inglesa Khan: o disco goza de excelente reputação, com o que concordo inteiramente. Em alguns fóruns, costuma haver certa discordância quando se pretende listar o trabalho junto às fileiras da escola de Canterbury: há quem ache que, sim, é Canterbury, ao passo que outros, como eu, acham que sua sonoridade pouco tem da escola canterburyana, apesar da passagem de Steve Hillage e Dave Stewart, antes e depois do Khan, por bandas claramente de estilo Canterbury (Hillage: Arzachel e Gong; Stewart: Arzachel, Egg, Hatfield & The North).

Uma coisa, porém, é certa: se, por um decreto, Space Shanty tiver que ser considerado Canterbury, não tenho dúvidas: para mim seria o melhor de todos, embora jamais um representante realmente exemplar do estilo.

Mas este post quer é falar de outra coisa. São vários os elogios a toda a banda, em especial ao ótimo tecladista Dave Stewart e ao excepcional guitarrista Steve Hillage (este álbum e o Fish Rising, seus melhores trabalhos, NMHO). Mas não me lembro jamais de ter lido ou ouvido elogios à sua voz... Ora, Mr. Hillage é um vocalista de cordas vocais cheias (rsrs, fica esquisito falar em vocalista de mãos cheias...). Se tiveram um dia difícil, se a conexão está caindo, se o seu time perdeu ou a unha encravou, ouçam o começo, basta a entrada dos vocais, de “Mixed Up Man of the Mountains” (que entra muito bem depois de “Stranded”); “Driving to Amsterdam” e, principalmente, “Hollow Stone”. Putz, é bom demais...
 

 

No comments: