Saturday, July 02, 2011

O Miguel Ângelo dos Botequins

Em seu hilariante Confesso que Bebi - Memórias de um Amnésico Alcoólico, Jaguar inventaria as pinturas de Nilton Bravo, o Miguel Ângelo dos botequins, sobreviventes em nossa cidade, amiúde ingrata com seus artistas e sua própria memória. Cito:


"Que eu saiba, só restaram três murais: na Adega Flor de Coimbra, na Lapa, no Jobi, no Leblon, e no Pirajá, em São Paulo."

Jaguar deixa de fora (desconhecimento ou esquecimento do amnésico alcoólico?) duas importantes do Bar Sulista / Harmonia, na Gamboa, bem como uma rara que descobri em um bar no Maracanã.

Para além destes, existiam dois quadros do mestre no antigo Bar Minerva (hoje um restaurante), tombados em 1986, mas que não existem mais. Foram destruídos durante obras.

Na verdade existiam muito mais obras, perdidas, vandalizadas, destruídas por mãos insensíveis. Há uma em um boteco na Rua São Januário que desconfio ser da ateliê do mestre. A dona do local, braba, não permitiu fotografias. Lá só volto acompanhado. E depois de renovar minha anti-rábica.

A do bar do Maracanã (Bar 105 Pontes, sendo que o nome antigo e vero é Bar Sol) tem uma história tragicômica. Bastante desfigurado, o bar ainda conserva uma parede de azulejos e a pintura do Nilton Bravo. Ao perceber o meu interesse, um dos jovens que lá estava (filho do dono?) contou-me jocosamente que duas outras pinturas semelhantes estariam em sua casa, fazendo as vezes de... mesa de pingue-pongue.

Bar Jobi, em maravilhoso estado. Ao ser restaurada pelo filho de Nilton Bravo, este deixou sua marca, pintando um barquinho ausente no quadro original!:


As duas do Bar Harmonia / Sulista. Que eu saiba, as únicas tombadas pelo Patrimônio:





Na Adega Flor de Coimbra, destaque de suas belíssimas paredes:




As do Bar 105 Pontes, em muy mau estado de conservação e tendo sobre si um banner da Ambev!



1 comment:

Ivo Korytowski said...

Teve uma época que disseram que iam tombar os painéis do Bravo (como você pode me Globos e JBs dos anos 80, 90 na Internet) mas acabaram só tombando o da Gamboa, o resto "esqueceram"... Pena porque naquela época ainda tinha muitos que não existem mais, foram arrancados nas modernizações dos azulejos...