Sunday, February 15, 2009

Diálogo com Vinícius de Moraes



Meu neném é tão bonito, tem olhos como besourinhos do céu
Tem olhos como estrelinhas que estão sempre balbuciando aos passarinhos…
É tão botininho! Tem um cabelo fino, uma barriga de menino e um soluço traquino.
E é o meu neném…
Fica sério como um homenzinho, de repente se desfaz em sorrisos.
Tem um chorinho concentrado e dá a impressão que está entrando por uma nuvem adentro…Meu Deus, eu quero brincar com ele, correr atrás do gatinho, jogar peek-a-boo
Rir e num átimo morder a barriga dele e sair correndo
E ficar de longe espiando-lhe a zanga, meio vexado, meio sem saber o que faça…
O meu neném é muito culto, ouve concertos para violino, espia a lombada dos livros, toma banho ao som de Tudor Lodge.
Ele faz coleção de livrinhos em línguas diferentes, acorda bem cedo e berra para mamar.
E nunca se esquece que é o menininho deste pai.
Se eu lhe perguntar: Jujuco, quer ir pra Índia comigo, ou ao Uzbequistão? Ela dirá: Quero se mamãe for!
É doce! Gosta muito da mamãe e do papai e sabe dizer sem lágrimas:
Vou sentir tantas saudades quando você sair para trabalhar…
É um nosso senhorzinho, é uma pastorzinho, é uma coisa!
Que me faz chorar na rua, dançar no quarto, ter vontade de me reinventar e de ser presidente da república.
É bobo, ele! Tudo faz, tudo sabe, é lindo, ó anjinho de Domremy!
Dêem-lhe uma espada, constrói um reino; dêem-lhe uma fominha, faz um choro, dêem-lhe uma fralda, faz um cocozão, dêem-lhe razão, faz uma briga…!
E do pai que Deus lhe deu, eu, filho pródigo, poeta cheio de erros, ele fez um eterno perdido…

4 comments:

Anonymous said...

Meu comentário: Chorei.

Fernanda Castelo Branco said...

*aplausos emocionados*

Eriquinha said...

veja voce como eh a vida =)
olhos rasos d'agua...
beijos e abracos pra essa familia linda e feliz

Mari said...

Que lindo, que fofucho!