Tuesday, January 27, 2009

Das Trocas de Fraldas e Ajudas



A já terceira pediatra do Dante foi muito gentil e deu-nos um saquinho com amostras grátis de alguns remédios. Neste saquinho havia dois livretinhos, um sobre amamentação e outro sobre troca de fraldas. Este último começa assim: "Parabéns, mamãe!" E depois prossegue "Para ajudá-la nos momentos de higiene do seu bebê blablablá". Ou seja, pai não troca fralda! Esta pediatra, aliás, depois de examinar o mocinho pormenorizadamente, disse: "Senta aqui, mãe, para eu blablablá". E pôs-se a falar apenas com a Bia. Pai, creio, não se interessa mesmo, ou então só vai ao consultório pra fazer o trabalho sujo, chamar o táxi, segurar o guarda-chuva, trocar fralda, não, trocar fralda, não!
Como diria meu querido e para sempre orientador José Carlos, "é muito interessante". Passadas mais de duas décadas que o pai desceu para a pracinha com o carrinho, o discurso do recém-nascido é ainda todo ele dirigido às mulheres.

E quando perguntam "E / Mas o Evandro ajuda?" Ai, ai, sigh... Como assim, ajuda? Imaginemos que você esteja às voltas com uma tradução ou precise de uma revisão no seu texto... Aí eu vou lá e... ajudo. Sim, não era obrigação minha, ajudei porque quis. Aliás, não faz sentido exigir ajuda, faz? Exige-se obrigação. Mas, então, faz sentido perguntar se o pai... ajuda? Dá vontade de dizer: "Claro que não. Não faço mais que a obrigação." Peraí, obrigação? Mas essa palavra não tem um travo meio amargo? Então nem esta se encaixa. Procuremos outra, então, já que "ajuda" e "obrigação" foram descartadas. =)

1 comment:

Unknown said...

PAI TEM QUE TROCAR A FRALDA SIM !
Hahahahhaha...e que tal, cooperar?