Sta. Casa da Misericórdia |
Clarival do Prado Valladares já exortara que "a talha do acervo sergipano deve ser estudada amplamente, profundamente", e por talha aqui ele não se refere apenas à madeira, mas também (talvez principalmente) à cantaria. Segundo ele, o legado dos canteiros-escultores de Sergipe continuará provocando a quem possa explicar o mistério desse barroco-arcaico com raízes intemporais, até góticas.
Não é pouco.
Encantado, Clarival viu aqui uma cantaria trabalhada como se em madeira fosse, destacando que quando enriquecida com figuras humanas (mascarones, grotescos, carrancas, efígies), "assumia ainda estilo escultórico diferente, incomparável a tudo que conhecemos como padrões ornamentais".
Não é nada pouco.
Aprender com a pedra, conversar com a pedra. João Cabral fazendo poesia.
São Francisco |
Carmo |
Rosário (e as demais) |
Morde-se a queijadinha morde-se a pedra |
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