Monday, April 17, 2017

Jethro Tull e o Mellotron (ou não)



Ontem na cozinha preparando nossa moqueca de banana da terra para o almoço de Páscoa, meio correndinho que alguém aqui ainda tinha que ir para o Engenhão, ouvindo Jethro Tull, que deve ocupar metade dos 160 gigas do iPod da Camila. Súbito, em "Cross-Eyed Mary", que eu já conhecia, claro, estanco: "Opa, isso aí é mellotron". Era.

Curioso que o Jethro Tull praticamente não usou o instrumento, nem na virada de 60 para 70. Uma possível razão pode estar em o Ian julgar de todo supérfluo sons sampleados de, er..., flauta. Mas mellotron não é só para isso.

A ausência de mellotron na extensa discografia do Jethro é reconhecida na bíblia sobre o instrumento Mellotron - The Machine and the Musicians that Revolutionised Rock (2008), obra maravilhosa de Nick Awde. Na bíblia virtual, o site Planet Mellotron, a banda não é sequer citada (Elton John é), não há uma única resenha (o Abba tem). 

Enfim. Fiquemos com a Maria Vesga e, para não deixá-la só, "Witch's Promise". E nesta aqui ele aparece com algum destaque.

"Lend me your ear while I call you a fool...". Talvez os tolos que ficam procurando o Tron em tudo. "Keep looking, keep looking for somewhere to be"...


No comments: