Vi no instagram do meu amigo, também fotógrafo de miudezas, Henrique Kurtz painel azulejar do Manoel Félix Igrejas na Igreja de São João Bosco no bairro do Riachuelo. O google diz que é Engenho Novo, os taxistas ignoram solenemente a Rua Luís Zancheta e por lá dirão que estamos no Jacaré. Isso é o de menos. O painel está lá: pintado em 1989, são 120 peças de tons sóbrios, porventura para compor com o santo salesiano. É painel externo, da rua se admira.
Mas quem se decide por vingar a pequena ladeira que dá na igreja ganha um doce, no caso um outro painel do Manoel com 184 peças, três anos mais moço que o externo, bastante retangular, em que a presença de Nossa Senhora, do Menino e de meninos asados torna tudo mais colorido e alegre, despudoradamente naïf, tão Igrejas.
E ao pé dali, a surpresa do pequeno fortim (ver aqui), quando aí já é o caso de agarrar-se ao flamboyant para não alçar voo. Como os gurizinhos alados.
1 comment:
Passei por aí em busca do fortim, mas não sei por que não entrei na igreja, talvez estivesse fechada, talvez na empolgação de ter descoberto o fortim a negligenciei... Bonitos painéis.
Post a Comment