O paraibano Leocácio Ferreira da Silva (1921-1983) foi artista e fotógrafo em sentidos plenos (mas não únicos) das palavras: artista amador e fotógrafo inventor.
Para ganhar o pão, funcionário da Marinha. Para fotografar, criava o próprio equipamento, chegando ao ponto de inventar uma máquina a partir de uma caixa de charutos, com o objetivo de tirar fotos panorâmicas com a abrangência angular de 180°. Batizou-a de Jane-pan em homenagem à filha Jane.
Com a Jane registrou a primeira missa campal e a inauguração de Brasília. Fotografou também diversos momentos importantes da história do futebol cearense, como a inauguração do Castelão. A última das três fotos postadas retrata o empate entre o Santos e o glorioso Ferrim em 1968! O Ferrim sagrara-se campeão invicto! E o Santos era o de Pelé!
Algumas dessas fotos (originais!) podem ser vistas no Flórida Bar, tradicional boteco de Fortaleza, que funcionava no centro e mudou-se para Iracema. (Meio assim como o nosso Lamas, sabem? Mas acho que eles carregam os anos para a aposentadoria, que esperamos nunca chegue)
2 comments:
Oi, sou neto do Leocácio Ferreira! Belo post!
Lamentável não encontrar fotos de Leocácio Ferreira, como é raro.
Post a Comment