Ciao 2001 foi uma mítica revista semanal italiana, que durou de 1968 a dezembro de 1999. Se lembrarmos que 'ciao' em italiano também significa 'oi', a revista chegou às portas mesmo de 2001 e pôde mesmo saudar com certa proximidade o ano que, lá back em 1968, 69, 70, teria parecido que nunca chegaria. De qualquer modo, é revista pacas.
Tenho diversos exemplares dos anos 74, 75 e 76. Dava um dedo para arrematar os de 72 e 73, quando o progressivo italiano estava no seu ápice. De qualquer modo, as que possuo já são de fazer a boca aguar: é notícia de shows do Jet e Jumbo, é anúncio do novo disco do Osanna e do Ibis, são matérias e fotos sobre a santíssima trindade Banco, Le Orme, PFM, que então embarcaria em histórica turnê pelos EUA.
Há, naturalmente, muita coisa também sobre bandas inglesas e norte-americanas. Muito Van der Graaf, que sempre foi amado na Bota.
Cheguei a imaginar uma equivalência com a nossa Pop dos anos 70. Uma homenagem a Pasolini (morto em 75) mostra, no entanto, que nossa 'equivalente' era coisa mais epidérmica. E na Ciao 2001,o início era sempre dedicado à música tradicional. Sente o nível.
Tudo é absolutamente delicioso de ler, até as propagandas de chocolate. A seção de cartas dá, tranquilo, dissertação de mestrado. Se é que já não deu.
Nesta seção encontro a carta muito sincera de um Angelo Ferrari, de Piacenza, defendendo o Slade. Sim, reconhece Ferrari, suas músicas podem ser comerciais etc., mas as vontades que inspiram -- de dançar, saltar, gritar, e, sobretudo, esquecer -- são também absolutamente necessárias.
Demais. Hear me calling now.
Fiz uma pequena seleção com capas do prog italiano.
Anúncio do 'Landscape of Life', do Osanna |
Pasolini |
O ardoroso fã do Slade |
No comments:
Post a Comment