Monday, January 08, 2018

Meu Armando Freitas Filho autografado




Com grande entusiasmo postei aqui minha aquisição de um Tite de Lemos autografado, um dia maravilhoso no Largo da Carioca, ele um dos meus postas queridos.

Consigo agora, no mesmo sebo, semelhante relíquia de um de seus amigos e colegas de geração: o 3X4, do Armando Freitas Filho. Para fechar, falta agora edição autógrafa da Ana C.

Aliás, o livro, de 1985, mas que traz poemas de 1981 a 83, é dedicado à Ana Cristina Cesar, desde a "Dedicatória e Declaração" ("Para Cristina / esta poesia") e a epígrafe, dela mesma: "Imagino a onipotência dos fotógrafos escrutinando por trás do visor, invisíveis como Deus".

Ana pulara da janela da Toneleros em 83.

Uma relíquia, sim, pela edição fofa (não é mesmo um 3 x 4?) e pelo autógrafo. A poesia é boa, gosto do Armando, não é nenhum ingênuo, mas não adoro. O gosto pelos trocadilhos.

Para uma obra 3 x 4, uma contracapa de José Guilherme Merquior, um prefácio de Flora Süssekind e um posfácio de Silviano Santiago são mais que excessivos. Não é difícil ver aqui, segunda metade dos anos 80, uma crítica superaparelhada sem ter material em que pôr as mãos. Era o que tinha pra hoje.

Mas gosto do Armando


Os pássaros apressam o céu


No comments: