Tuesday, December 02, 2014

A Bruxa de Dalí

 


A parte de que mais gostei na exposição do Dalí foi a das ilustrações para livros. Porque aí são duas paixões juntas, ou três : literatura e arte visuais em livros. Memoráveis os guaches para a Alice, instigantes as gravuras para Lautréamont, Hemingway e Goethe. As para o Dante não estavam lá.

Esta sensualíssima bruxa do Fausto de Goethe trouxe-me à mente certo trecho do Um Estranho em Goa, do Agualusa, em que o narrador, ao discorrer sobre drogas em Goa, demora-se um pouco no dutró para enfim chegar à beladona. Nas páginas 132-133, lê-se ::

Mais curioso ainda é o caso das bruxas. O mito das bruxas que voam em vassouras pode estar também relacionado com o uso de uma planta da família do dutró, a beladona, potente alucinógeno que, entre outros efeitos, provoca a sensação de voo. Acredita-se que as buxas europeias, na Idade Média, praticavam uma cerimônia durante a qual era esfregado um unguento contendo beladona na vara de uma vassoura. Ao sentar-se sobre a vara a bruxa absorvia a substância pela pele da vagina, zona sensível e muito irrigada, o que a conduzia a um estado de grande excitação sexual -- e a fazia viajar através do tempo e do espaço. (Tremenda trip).

No comments: