Tuesday, May 03, 2022

Paredão (Estivesse Dia Claro)

É fácil associar Paredão a morte, é mesmo óbvio : foi neste arraial desolado, de casas vazias e capim no telhado da igreja, que teve lugar o combate final entre o bando de Riobaldo e o de Hermógenes. Diadorim consegue enfim vingar a morte do pai, nisso sendo ferida de morte. Este combate marca também a morte de Riobaldo Urutu-Branco enquanto jagunço

Mais

Paredão é também espaço do amor. Foi aí que, na véspera desta trágica batalha, Riobaldo, tomado e desnorteado por aquela amor três-tantos impossível, cego de tanta neblina, dá com a língua nos dentes e declara, numa daquelas casinhas, seu amor por Diadorim, para logo em seguida levar um pito

E tudo impossível. Três-tantos impossível, que eu descuidei, e falei: - ...Meu bem, estivesse dia claro, e eu pudesse espiar a cor de seus olhos... -; o disse, vagável num esquecimento, assim como estivesse pensando somente, modo se diz um verso

Diadorim repreende "O senhor não fala sério!", mas logo ficam de bem. E saem para andar, airar um tanto, ouvindo o cochicho do Rio do Sono


PS: eu ainda paquerava Pampi e jogava meus verdes, quando, há dez anos, escrevi no blog citando esta mesma passagem (aqui). Era pra ela, que percebeu e não ralhou. Ainda paquero, ainda jogo meus verdes








No comments: