Wednesday, May 11, 2022

BUTECO VIVE ~ Comida di Buteco 2022



Domingo passado marcou o fim (chuif) da edição de 2022 do Comida di Buteco, intitulado "Buteco Vive", de modo a celebrar a volta do festival. Em 2020 até teve um pouquinho, só por entregas, e ano passado teve também um retorno presencial, mas tudo dentro das possibilidades e da responsabilidade, não chegando aos números pantagruélicos da presente edição: 40 cidades, 730 participantes, pouco mais de uma centena só no Rio de Janeiro.

Tiquei 28, média nada má de quase um por dia. Pela primeira vez fui à Baixada: prestigiei os três de Duque de Caxias, mas não consegui visitar os de Nova Iguaçu. Pela primeira vez fui a duas outras cidades: Belo Horizonte e Montes Claros, onde, é claro, só comi os que tivessem pequi. Pela primeira vez levei o Dante comigo em alguns próximos, com resultados nem sempre ótimos, mas valeu muito a tentativa.

Para além do Dante, tive a companhia frequente do Rixa, botecólogo e nilton-bravólogo de primeira, que, parece, quebrou seu récorde, visitando a ninharia de 68.

Se a sanidade e a civilidade prevalecerem nas eleições deste ano, fizemos a promessa de que em 2023 faremos TODOS os botecos participantes do Rio. Aliás, imagino alguém tentando fazer todos os do Brasil, mas isso seria romance do Georges Perec.

Das avaliações: me senti preso no 8. Tá gostoso, bem gostoso...8! Como sempre, valorizei a originalidade, o que me impediu de dar um 10 para o.... risoto do Salete, o seu prato tradicional. O Cachambeer também teve um pouco de preguiça e surfou na sua especialidade, a costela. Mas eu dei 10, por motivos que respondo a quem perguntar. E 10 pro Folia de Boi e 10 pro Boemia Social Clube. E 10 pro Enchendo Linguiça, sempre original, porque fazer um petisco de casca de pizza chamado "Porras de Linguiça" não é brinquedo, não.

 

Bar do Mariano ~ Grajaú

idem

Bar du Barão ~ Grajaú

Bar Santo Remédio ~ Grajaú

idem

 
Bar do Raoni ~ Grajaú

Enchendo Linguiça ~ Grajaú

Em Nome do Pai e do Filho

Em Nome do Pai e do Filho ~ Andaraí


Bar Bobô ~ Méier

Empório Quintana ~ Benfica

Dom Pedro ~ Benfica

Zinho ~ Benfica

Pescados na Brasa ~ Riachuelo

Costelas ~ Praça da Bandeira

Noo ~ Praça da Bandeira

Salete ~ Tijuca


No comments: