Thursday, April 09, 2020

Nick e o Homem de Açúcar


Primeiro disco pronto, possivelmente ainda com o título de Saturday Sun, Nick e seu pai procuram uma gravadora. Fazem lista: Island, Straight Ahead, Hansa, dentre poucas outras. A primeira a responder é a Hansa, já enviando contrato. Por razões não totalmente claras para mim, não fecham com a ela e sim com a Island, o que se revelaria escolha sábia, dada a extrema consideração que eles teriam para com Nick durante toda a sua curta carreira.

E o que faz a Hansa, que já manifestara interesse em fechar com um singer-songwriter?

Bem, acabaram lançando o primeiro disco de um certo norte-americano de nome Sixto Rodriguez, cuja carreira tem lá suas semelhanças com a de Nick: dois discos (1970 e 1971) e praticamente nenhum reconhecimento. A diferença, tal qual Vashty Bunyan (aqui) é que o de Rodriguez veio em vida e de maneira bizarra -- sua música era bastante popular na África do Sul, em Botsuana, no Zimbábue, na Austrália. Todos os fãs achando que ele tinha se matado depois de gravar o segundo disco.

Steve Biko (aqui) era um desses fãs.

Sua vida e obra podem ser conhecidas no documentário Searching for Sugar Man (2012). Ó que maravilha: um sueco faz um filme sobre um artista americano idolatrado pelos sul-africanos.




No comments: