|
Costa do Minho |
Andei falando no facebook, mas creio que ainda não por aqui, cousa deveras injusta já que, pasmai (sou o primeiro), graças a este blog hoje a obra de Nilton Bravo sobrevivente nos botequins cariocas encontra-se em processo de tombamento.
Minha alegria, e orgulho naquele sentido bom, é imensa. Afinal, quando escrevi a postagem "Inventário Final até agora" (
aqui), confessei: "E, por fim, já que falei em patrimônio, o objetivo final consiste em
pedir incontinênti o tombamento de todas essas obras, de vez que apenas
as duas pinturas do Café e Bar Sulista foram oficialmente tombadas, em
nível municipal, em 1986."
E não é que? Bem, este blog que já me rendeu amigos (pense um Rixa, um Ivo, uma Camila) e uma noiva (lembre da Camila) acabou chamando a atenção de profissionais do IRPH (Instituto Rio Patrimônio da Humanidade), que entraram em contato comigo (via CAp!) para uma reunião e início dos trabalhos. Hoje acompanhei a Iva em pleno trabalho de campo: conversa com donos, funcionários e clientes, advertências acerca de cuidados com a manutenção, o tombamento em si etc. Tanto no Costa do Minho, no meu Grajaú, quanto no Gurilândia, na Tijuca, fomos extremamente bem recebidos, em especial neste último, em que um dono / filho de dono revelou-se consciente e mesmo empolgado ante a perspectiva de tombamento.
Faltam apenas as visitas aos botequins localizados no centro (Cinelândia, Lapa e Fátima) para que enfim a formalização se dê. Feito isso, partir para a mesma empreitada em relação ao Castelinho do Alto (
aqui e
aqui), onde se encontra o maior conjunto de Nilton Bravos da cidade. Em seguida, insistirei para que se inclua na leva o tombamento dos botequins com notórias pinturas, ainda que não Bravos: o Flor do Tâmega (
aqui), o Bar do Souto (
aqui) e o Maringá.
|
Patrimônio em ação no Costa do Minho |
|
Iva |
|
Iva |
|
Iva no Gurilândia |
|
detalhe do Bravo no Gurilândia |
2 comments:
Torço muito para que sua cruzada pelo tombamento desses painéis seja exitosa. Mas além de tombar é preciso conservar.
Evandro, acabo de ler no Extra que a Prefeitura tombou provisoriamente (não sei por que provisoriamente) estas oito obras remanescentes dos Bravo:
CONFIRA A LISTA DOS PAINÉIS TOMBADOS:
1- Pintura a óleo instalada no estabelecimento comercial “Café e Bar Rio - Brasília”, situado na Rua Cachambi 365, Cachambi.
2- Pintura a óleo instalada no estabelecimento comercial “Café e Bar Flor de Coimbra”, situado na Rua Teotônio Regadas 34, Lapa.
3- Pintura a óleo instalada no estabelecimento comercial “Bar Jobi”, situado na Av. Ataulfo de Paiva 1166 lj B, Leblon.
4- Pintura a óleo instalada no estabelecimento comercial “Bar Ponto da Galera”, situado na Rua Tadeu Kosciusko 58, Bairro de Fátima.
5- Pintura a óleo instalada no estabelecimento comercial “Bar Costa do Minho”, situado na Rua Visconde de Santa Isabel 261, Grajaú.
6- Pintura a óleo instalada no estabelecimento comercial “Bar Gurilandia”, situado na Rua Conde de Bonfim 670, Tijuca.
7- Pintura a óleo instalada no estabelecimento comercial “Lanchonete Rosa do Bairro”, situado na Rua General Argolo 230, Vasco da Gama.
8- Pintura a óleo instalada no estabelecimento comercial “Açougue e Distribuidor de Carnes Frigobar”, situado na Rua Riachuelo 207, Lapa.
Veja em https://extra.globo.com/noticias/rio/prefeitura-tomba-pinturas-de-lino-nilton-bravo-em-tradicionais-estabelecimentos-da-cultura-carioca-23223052.html?fbclid=IwAR2o3BTeId8Er_OsBcOE37nFg75LLtFSoMxu6O7OJ6P3Ud_DdUrDl2yxPCc
Post a Comment