Wednesday, March 13, 2013

Michael Nyman faz 69 ::: Os Sonetos Luxuriosos



Neste mês em que Michael Nyman fará 69 anos parece-me de todo apropriado lembrar de suas 8 Lust Songs: I Sonetti Lussuriosi (2008), as oito canções inspiradas em sonetos de Pietro Aretino, o espantoso poeta libertino italiano do século XVI.

Disse canções "inspiradas"? Ora, é bem mais que isso, posto que Michael musicou os sonetos, para a interpretação da Michael Nyman Band e da soprano Marie Angels, com quem já havia trabalhado na linda trilha de Prospero's Books.

A interpretação de Angels é soberba. A música do Mike, que atualmene reafirma o seu grande interesse por ópera e música vocal em geral, é beautiful as usual.

E aqui o problema. Mike, um romanticão que faz pedra chorar, escreveu música lírica quando, parece-me, o tom geral deveria ser satírico.

A um ouvinte não familiarizado com os textos de Aretino (no original ou, aqui em entre nós, nas ótimas traduções do José Paulo Paes), dificilmente ocorrerá que se está a cantar coisas assim (e digo-o, acho, sem qualquer pudicícia):

Fodamos, meu amor, fodamos presto,
Pois foi para foder que se nasceu,
E se amas o caralho, a cona amo eu;
Sem isto, fora o mundo bem molesto.

Tradução do Zé Paulo Paes para:

Fottiamci, vita mia, fottiamci presto,
Poi che per fotter tutti nati siamo,
E se il cazzo ami tu, la potta io bramo,
Chè il mondo saria nullo senza questo.


Este paroxismo atinge o ápice na última peça da seleta de Mike: mesmo que aqui Angels consiga um efeito sarcástico espetacular na voz que diz "Já no leito! / Vejo-te, puta; fica preparada / Que hei de romper-te as costelas do peito." (no vídeo, em 3:23), o tom geral é do típico lirismo nymaniano que me leva às lágrimas.

Ou a putaria não deveria nos levar às lágrimas?




Prestigie compositores e músicos que não são aerófagos. O CD pode ser comprado aqui.

No comments: