Tuesday, April 05, 2016

Painéis Azulejares na UFRJ

Burle Marx


Em uma área do Campus da Ilha do Fundão bastante degradada, que é aquela próxima ao Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, encontra-se o Instituto de Puericultura, que foi, nada menos, o primeiro prédio a ser concluído de todo o campus (1953). 

Uma obra modernista linda, arejada, clara, funcional, com pilotis, cobogós e, não podiam faltar, azulejos, em três padrões distintos, desenhados por três artistas. Na parte interna, o que lhes protege do vandalismo, lindos desenhos de cataventos estilizados, a cargo de Evanildo Gusmão. Não por acaso, no prédio hoje funciona a creche da UFRJ. 

Nas partes internas e externas, linhas irregulares em torno de pequenos circulos a se repetirem inifinitamente. Foram feitas por Ayrton Sá Rego. Algumas das paredes externas encontram-se em estado deplorável.

E como que a equilibrar o abstrato com o figurativo, à entrada mesmo do Instituto de Puericultura, lindo painel de Burle Marx (já apreceu aqui), dentro de uma estética cubista que se revela indecisa entre o abstrato e o pictórico. O amarelo cai muito bem em meio ao já conhecido padrão azul e branco, tão caro ao nosso neocolonial.

O de Burle Marx é o único assinado. Todas as paredes, aliás, toda a construção, clama por restauro, proteção, tombamento, não para que criem ares de museu, mas para que continuem servindo à população.

Gusmão





Sá Rego (parte interna)
externa

idem

Burle Marx



No comments: