Friday, March 06, 2015

Crônicas Turcas VII ::: O Turco Voador



Malgrado alguns arranha-céus da moderna Istambul (diabo leve quem deixou Istambul assim bonita, já dizia o Bandeira), um dos pontos altos (ambiguidade, por favor) da cidade será ainda a Torre de Galata, construída por genoveses no século XIV. A torre já passou por poucas e boas e merece não apenas contemplação sempre que possível, merece também a ascensão, de vez que a vista lá de cima é maravilhosa e ajuda a entender muito a antiga cidade de Constantinopla.

Quando fomos visitá-la encontramos ao seu pé um grupo de músicos a fazer um space rock da melhor qualidade, na linha de um Øresund Space Collective, com a vantagem de que a moçada ali contava ainda com um didjeridu.

Mas queria mesmo tratar de outra coisa.

Na primeira metade do século XVII, um turco que já voara quase dez vezes com asas feitas de penas de águia, encetou um voo do alto da Torre de Galata. Sua empreitada de grande sucesso, ele aterrissou numa praça em Üsküdar, foi assistida pelo sultão Murad Khan (Murad IV). O sultão, grandemente maravilhado, presenteou o Voador com um saco de moedas de ouro. Mas este mesmo sultão vislumbrou no Voador-Sonhador enorme ameaça e, assustado, exilou o homem na Argélia, onde veio a morrer. Assim o poder despótico lida com o sonho, a fantasia e a vontade.

O que não teria feito Saramago com uma história dessas....

Um dos três aeroportos de Istambul se chama Hezarfen, em homenagem ao Ícaro turco Hezârfen Ahmed Çelebi.



Hezârfen Ahmed Çelebi

1 comment:

Potira said...

Realmente, daria uma história ainda mais linda na mão do Saramago ou do Rushdie!