Teatro Casagrande - Rio - 21/02/13 |
Cine Joia - São Paulo - 24/02/13 |
Cine Joia - São Paulo - 24/02/13 |
Para além do violino, da guitarra, dos pedais, voz e assobios, Andrew Bird também tocou xilofone nos shows aqui no Brasil. Andrew Bird tocando xilofone é Andrew Bird, o Chicagoan que só pode ter estudado na Francis W. Parker: sofisticado, talentoso, cool. Um desleixo aparente, mas ouve lá ::: nem uma notinha fora do lugar.
Andrew Bird faz música de aventura sem que isso implique música difícil ou apenas para os happy few. Tanto que, ao cabo de duas audições, já estamos, errr, assobiando.
No show não fez concessões, o início -- ele solo com o violino por 15 minutos -- prova-o. Músicas mais "famosas" (difícil falar assim, falar em hit em quem está fora do mainstream) como "Imitosis", "Dark Matter", "A Nervous Tic Motion of the Head to the Left" e "Fake Palindromes", que guardou para o bis, somadas a uma seção bem mais folk, quase a cappella, que é o que se ouve em Hands of Glory, o álbum complementar ao Break it Yourself.
Andrew Bird finge que erra em "Orpheo Looks Back" (em São Paulo foi em outra), mas é tudo fake. Tudo como a dizer que não o levenos assim tão a sério.
No Rio teve uma música de bis. Até pedimos mais (euzinho aqui puxei uma saraivada de palmas), mas as luzes acesas e a música ambiente são o balde d'água em nossos pés.
Em São Paulo teve quatro músicas de encore. Além da "Fake Palindromes", a antiga "Don't Be Scared", uma das minhas top 10, e duas folk, do Hands.
Ora, por que isso? Sem bairrismo: é que em Sampa assistiu-se ao show de pé. E com cerveja ao alcance da mão. E o show começou depois da meia-noite. Faz toda a diferença.
Ano que vem, chegamos cedo, retiramos todas as poltronas do teatro (isso é coisa pra teatro) de modo que possamos whistle the nite away.
Faltou alguma coisa? Claro. Pra pular e assoviar, "The Naming of Things" e "Fiery Crash". Pra chorar a água de uns três cocos, "Souverian". Sobre esta post em breve.
Nos vídeos, Bird com a Annie Clark, aka St. Vincent.
Nos vídeos, Bird com a Annie Clark, aka St. Vincent.
No comments:
Post a Comment