Wednesday, July 01, 2015

Hoje o Olaria faz 100 anos! Viva o Olaria!


Hoje o Olaria Atlético Clube, o Azulão da Rua Bariri, faz 100 anos, juntando-se aos recentes centenários Bonsucesso e Madureira. Quando o Bonsuça conseguiu o acesso à série A em 2011 (veja aqui), e sua torcida parou o trânsito da Teixeira da Castro, vi torcedores e bandeiras do Olaria em meio à festa, o que achei justo e digno: era a união dos clubes da Leopoldina.

O Olaria revelou Romário e nele encerraram a carreira Garrincha e Pedrinho. Não é pouco. Há alguns anos amarga a série B do estadual, batendo na trave para subir, assim como a Portuguesa. 

Sua maior conquista foi a Taça de Bronze (atual série C) em 1981. Nos jogos finais meteu 4 no Santo Amaro em Marechal Hermes (onde o Botafogo treinava à época) e lá em Pernambuco perdeu de 1, conquistando um título nacional. O jogo de que muitos falam, no entanto, foi a semifinal contra o São Borja (atualmente licenciado). Parece que a partida no sul foi daquelas épicas batalhas gaúchas. O troco haveria de ser dado no Maraca, curiosamente na preliminar (!) de um Vasco X Fluminense! E aqui há uma discordância curiosa: enquanto alguns dizem que vascaínos e tricolores apoiaram o Azulão, há quem diga (e aqui incluo jogadores do São Borja) que a torcida carioca se dividiu, com vascaínos apoiando o Olaria e tricolores empurrando a gauchada. Acho a segunda hipótese mais versossímil, principalmente pela parceria histórica entre Vasco e o time da Leopoldina. No final, o Olaria venceu por 1X0. Gol de pênalti aos 47 do segundo tempo, em lance discutido até hoje. Pena não existir (ao menos não encontrei) vídeo desse jogo....









Padaria Ajax

Bar Ferro de Engomar ou Taco Torto

1 comment:

Ivo Korytowski said...

É isso aí, viva o Olaria!!!