Sunday, January 30, 2022

O Homem com Anjos na Cabeça

A frase é de Picasso ('Não sei se onde ele tira essas imagens, ele deve ter um anjo na cabeça') e vindo de quem vem deve ser tomada como um grande elogio. E é perfeita, pois Chagall tinha anjos na cabeça

Certa vez li que pensaram em canonizar Gaudí. Não pelos milagres que teria operado, mas pelo fato de muitas pessoas ficarem tão abismadas ao entrarem na Sagrada Família que se convertiam. O que não deixa de ser. Eu mesmo digo que se um dia virar cristão (não tenho vontade), a culpa é do Neal Morse. Ou do Chagall

A descoberta dos vitrais de Edmond Bille em Lausanne foi uma surpresa (aqui). A visita aos vitrais de Chagall na igreja de Fraumünster em Zürich, sobre os quais eu já tinha lido e visto fotos, foi surpresa do mesmo jeito. Porque não adianta ver fotos antes, a gente não está preparado para aquilo. É como conhecer Veneza ou Milho Verde. Eu não tinha vontade de ir embora. Eu dava as costas e voltava o rosto para aquelas figuras no típico azul Chagall, mas também em verde, amarelo, vermelho. Alguma conversão aconteceu? Por ora digo apenas que quando o mundo parecer 'um vácuo atormentado, um sistema de erros', existe o refúgio em Chagall

PS: A pesquisa neste blog me trouxe várias referências a Chagall, incluindo o poema "A Arte da Levitação", do Voo Sem Pássaro









1 comment:

Livia said...

Olá Ewandro, muito legal o seu blog! Sou a Livia Baião do Rio Memórias, um museu virtual sobre a história e a cultura da cidade do Rio www.riomemorias.com.br. Tenho um interesse especial no seu post sobre os painéis do Nilton Bravo, vc poderia me dar o seu e-mail ou WhatsApp para falarmos diretamente?
Muito obrigada,
Livia